Rede social Orkut completa 9 anos: alguém ainda lembra dele?

Sucesso do Facebook fez com que apenas 12 meses o Orkut perdesse 33,69% de participação no mercado, caindo de 46,11% para apenas 12,42%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Orkut, a primeira rede social do Google, está completando nove anos nesta quinta-feira (24). Criada pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, a rede social dominou o mercado brasileiro durante muitos anos como o serviço mais acessado da sua categoria, mas perdeu espaço para o Facebook, que agora detém a liderança no segmento no país.

Lançado no dia 24 de janeiro de 2004, o Orkut rapidamente ganhou popularidade no país. Inicialmente com acesso restrito, os convites para o novo serviço social eram disputados e, muitas vezes, vendidos pela Internet.

Com o passar dos anos e apesar da frequente exibição da mensagem ?Bad, bad server!?, que significava que o serviço passava por alguma instabilidade temporária, o Orkut foi ganhando fama no Brasil, país que rapidamente ocupou o segundo lugar em número de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Tal liderança começou a ser ameaçada pelo Facebook e, em meados de 2011, juntamente com o lançamento do Google+, a rede social de Mark Zuckerberg começou a demonstrar um rápido crescimento. Em apenas 12 meses, fez com que o Orkut perdesse 33,69% de participação no mercado, caindo de 46,11% para apenas 12,42%.

Ao mesmo tempo em que o Facebook ganhava espaço, o Google dava destaque ao seu mais novo serviço social, o Google+. Além de toda a divulgação, a empresa começou a fazer algumas integrações entre o G+ e o Orkut, inclusive permitindo que os usuários integrassem ambos os perfis.

Apesar da crescente queda no número de usuários (número não divulgado pelo Google), ao que tudo indica, o Orkut continua sendo um serviço rentável para a empresa. Ao ser indagado sobre o futuro da rede social, o Google Brasil afirmou que, ?para o Google, o Orkut continua sendo relevante para milhões de brasileiros? e que, por este motivo, ?a empresa continua investindo no produto?.

A pergunta que fica é: será que o Orkut conseguirá completar dez anos de vida?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES