Se enganou? Veja lista de dez fotografias bem divertidas que causam ilusões de ótica

A ilusão de ótica é um fenômeno de acontece quando nosso sistema visual é enganado

Ilusão de ótica mistura os semblantes e pai e filho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ilusão de ótica é um fenômeno de acontece quando nosso sistema visual é enganado, e nós passamos a enxergar algo de forma equivocada. E mesmo que a maioria de nós não goste de ser tapeado, o fato é que imagens deste tipo provocam um fascínio imediato. Se você é um dos apaixonados por fotos que mexem com a imaginação, veja esta lista com dez imagens do tipo reunidas pelo site Oddee.

10. Originalmente chamada de ?Diferentes rostos de Paris?, a fotografia retrata o maior cartão postal francês, a Torre Eiffel, visto de baixo. A construção, junto com o tênue espelho d?água formado por uma chuva fina e com árvores ao fundo, cria a impressão de um rosto feminino, reiterada pela marcas no chão que sugerem boca e nariz. Uma foto para fazer os românticos do mundo todo admirarem ainda mais a beleza da cidade-luz.

9. É comum acharmos, de vez em quando, pedras que tenham aparência de rostos humanos. Mas a incidência de vários traços antropomorfos em uma mesma cadeia montanhosa, como na fotografia abaixo, é bastante inusitada. Você já viu algo assim pessoalmente?

8. O olhar despretensioso desta vaca esconde toda uma carga emocional presente na imagem que ela carrega. Se você ainda não identificou a ilusão de ótica da foto, repare com mais cuidado as formas geradas pelas manchas pretas na cara do ruminante. A imagem mostra dois rostos de perfil.

7. Posta diante uma parede de vidro em frente ao mar, a escada cria a ilusão de chegar até a água. O efeito é conseguido graças aos degraus iluminados, que são refletidos pela superfície lisa e transparente.

6. Um pai segurando o filho no colo em uma praia é uma cena corriqueira. Mas, aqui, o perfil do menino, posicionado em sintonia com o do genitor, dá a impressão de que trata-se de um garoto velho. Os óculos e o chapéu também contribuem bastante para que a composição tenha este resultado inesperado.

5. A pelagem da zebra tem por objetivo confundir os predadores, já que as listras atuam como camuflagem na grama alta das savanas africanas. Para o olhar humano, porém, o embaralhamento é muito maior quando esses animais estão muito juntos, como na imagem seguinte. É difícil saber onde começa uma e termina a outra.

4. Colocar partes do corpo de um animal de forma a mesclá-las com as do corpo humano é um meio bastante popular ? e eficiente ? de se conseguir humor. Neta foto, a cabeça do cachorro aparece no lugar que seria a da mulher, dando a impressão de que o cão está lendo a revista.

3. Dispostos assim lado a lado e tão colados uns nos outros, os pássaros da foto se parecem mais com uma grande e colorida lagarta. Esta é a impressão não só do observador, mas também do fotógrafo, José Luis Rodríguez, que intitulou a foto como ?Oruga de Plumas?, ou ?Lagarta de Penas?.

2. Parece miragem, e é. Isso porque o camelo da foto abaixo, formado por palmeiras, nada mais é do que uma ilusão de ótica. Mas como este cenário desses, é impossível não pensar que a fotografia pode ser, na verdade, uma montagem. Qual seu palpite?

1. O tronco e ramos desta árvore formam a imagem perfeita de uma bailarina dançando. Diferentemente da anterior, esta foto é reconhecidamente real: ela foi tirada pela fotógrafa canadense Carol Lynn Fraser.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES