Sequência de caracteres árabes é causa de bug no iPhone e em Macs

Segundo o site “ArsTechnica”, o problema é com o software CoreText

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma sequência sem sentido de caracteres árabes está causando rebuliço na internet. Ao tentar exibi-la, um dispositivo com iOS, como o iPad e o iPhone, ou um computador Mac travam parcialmente, forçando o fechamento do programa.

Segundo um post em um site russo de tecnologia que discute o erro, este acontece nas versões anteriores ao iOS 7 e ao OS X Mavericks (versão 10.9), edições ainda não lançadas e mais recentes dos sistemas da Apple.

A falha, diz o blog, vem sendo ignorada pela Apple há mais de seis meses, quando teria sido relatada pelo autor da postagem.

No Brasil, o bug foi divulgado nesta sexta-feira (30) pelo site "Não Salvo", que publicou também uma mensagem de e-mail que teria recebido com a ameaça de um funcionário de uma loja da Apple em São Paulo.

Nos testes da Folha, o erro foi reproduzido usando Gmail, Hangouts e WhatsApp, aplicativos que tiveram seu funcionamento interrompido. Por meio da agenda de contatos do iOS 6, contudo, foi possível ver os caracteres (e apagar as mensagens) sem travamentos.

O sistema OS X seria afetado ao tentar carregar a sequência usando os navegadores Chrome e Safari. O suposto descobridor do erro diz que, denominando a rede wi-fi com tal sequência, usuários de dispositivos da Apple também verificariam travamento ao buscar por redes próximas.

Um tuíte de 19 de fevereiro deste ano mostra que o bug não foi descoberto apenas recentemente.

Segundo o site "ArsTechnica", o problema é com o software CoreText, responsável pela reprodução de textos em ambos sistemas.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES