Serviços de fotos se beneficiam dos erros do aplicativo Instagram

As falhas no app ajudou um punhado de serviços de compartilhamento de imagens a angariar tráfego e novos usuários sem precedentes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que perde um aplicativo, ganha o outro.

A indignação contra as mudanças na política de privacidade do Instagram, divulgadas na segunda (17) ajudou um punhado de serviços de compartilhamento de imagens a angariar tráfego e novos usuários sem precedentes.

O Pheed, um app parecido com o Instagram que dá a opção para seus usuários de comercializar seu conteúdo --cobrando seguidores para ver suas postagens--, ganhou mais novos usuários do que qualquer outro app nos EUA. Na quinta pela manhã, o Pheed já tinha se tornado o nono aplicativo de redes sociais mais baixado na App Store, uma posição à frente do LinkedIn.

O executivo-chefe do Pheed, O. D. Kobo, disse que as assinaturas no serviço haviam quadruplicado nesta semana e que nas últimas 24 horas os usuários haviam enviado 300 mil arquivos para o app --mais uploads que em qualquer outro período de 24 horas desde a estreia do Pheed, que aconteceu há seis semanas.

Em resposta às reclamações dos usuários, o Instagram anunciou no final da quinta-feira que reverteria os novos termos de serviço a seu texto original.

DECOLAGEM

Àquele momento, os apps concorrentes já tinham ganhado força. Outro beneficiado foi o Flickr, o serviço de compartilhamento do Yahoo, que reformulou seu app na última semana para tornar a exibição de imagens no Twitter mais simples --da exata maneira que foi abandonada pelo Instagram.

No dia que antecedeu o do anúncio das mudanças nos termos de serviço do Instagram, o Twitter estava por volta da 175ª posição no ranking geral da App Store. Desde então, o aplicativo foi alçado à casa dos 20 mais bem colocados.

Florian Meissner, um dos fundadores do EyeEm, disse que ele também começou a perceber um aumento no fluxo de novos usuários assim que o Instagram anunciou o fim da integração com o Twitter.

Mas o uso realmente decolou na terça, depois de o Instagram lançar seus novos termos de serviço. Meissner não disse quantas pessoas migraram para o app, mas disse que o número de novas contas diárias haviam crescido 1.000% e que continuavam a acelerar.

DECEPCIONADOS

A Starmatic, uma start-up com influência da câmera da Kodak com o mesmo nome, também disse que o volume de fotografias que tem recebido por meio de seu app chegou a seu pico nesta semana.

"A Starmatic se beneficiou do estardalhaço e de "Instagrammers" decepcionados", disse Jean-Philippe Evort, um dos fundadores da companhia, em um e-mail.

Parker Emmott, cofundador do Waddle, serviço de capital fechado para compartilhamento de fotos, disse que a companhia não havia atualizado ou feito marketing de seu aplicativo desde o começo de agosto, mas percebeu um inesperado aumento no uso nesta semana.

"Todos querem privacidade e controle, mas ninguém quer fazer qualquer esforço extra para consegui-los", disse Emmott. "As mudanças do Instagram parecem ter ajudado a aumentar os limites da privacidade."

PROVOCAÇÃO

Alguns apps de foto alvejaram diretamente o Instagram. O Camera+, app de filtros fotográficos, chegou ao ponto de incluir uma referência crítica e com tema natalino sobre os tropeços do Instagram em uma atualização de seu aplicativo na quarta-feira.

"Nunca vamos fazer coisas obscuras com suas fotos compartilhadas, simplesmente porque isso é errado", dizia a atualização. "Feliz Natal para todos vocês, e boa noite!"

O Camera+ permite que usuários apliquem filtros às fotografias e as compartilhem em outras plataformas, incluindo o Instagram. Mas John Casasanta, um dos diretores da Tap Tap Tap, empresa que é dona do Camera+, disse que estava planejando incorporar o compartilhamento como uma das funcionalidades do app.

Quando houver tal capacidade, disse Casasanta, o Camera+ não irá vender dados dos usuários ou exibir anúncios, mas continuaria cobrando uma pequena taxa --atualmente US$ 0,99-- para quem quiser usar funcionalidades extras. Casasanta disse que esse modelo tem funcionado bem e que, na próxima semana, seu app deve chegar à venda de número 10 milhões.

MOVIMENTO MIGRATÓRIO

Obviamente, a maior parte desses serviços ainda é minúscula quando comparada ao Instagram, que diz ter mais de 100 milhões de usuários, responsáveis por cerca de 5 bilhões de imagens usando o serviço.

E não está claro se os recentes migrantes deletaram as contas no Instagram e estão apenas experimentando outros serviços. Mas o êxodo, seja ele temporário ou perene, é um lembrete de quão volátil é o sucesso e de que a queda pode ser tão rápida quanto a ascensão.

O Facebook e o Instagram recusaram-se a dizer se houve número significante de eliminação de contas, ou se estavam preocupados em perder participação para seus concorrentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES