Smartphones provocam congestionamento em redes de celular

Entidade diz que governos precisam agir para garantir qualidade do serviço

Avalie a matéria:
Smartphones | Reproduç/ao R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os smartphones estão provocando um sério congestionamento nas redes mundiais de dados para aparelhos móveis e os governos precisam agir rapidamente para garantir o crescimento da banda larga sem fio. A afirmação é do chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Toure.

Aparelhos como o iPhone, da Apple, consomem cinco vezes mais dados que celulares tradicionais, reduzindo a capacidade da banda de atender os usuários em muitos locais. Apesar de as operadoras terem investido muito para modernizar e ampliar a capacidade, assim como a performance das redes, há congestionamentos de dados em Nova York, Londres, São Francisco e outros locais, diz Toure.

? Ainda vemos usuários frustrados por terem que enfrentar problemas sérios com indisponibilidade das redes.

Por enquanto, as operadoras estão lidando com o problema penalizando usuários que consomem muita banda, limitando a quantidade de dados que eles podem transmitir, entre outras medidas.

O número de smartphones em uso mundialmente deve chegar a 2 bilhões em 2015, sendo que hoje já existem 500 milhões em operação.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou planos de expandir a internet sem fio de alta velocidade para 98% dos norte-americanos e liberar mais espaço nas redes sem fio durante a próxima década.

Segundo dados do UIT, somente 98 países têm planos para a questão da banda larga, embora 90% do mundo já tenham algum tipo de sinal para aparelhos móveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES