Sony anuncia controle do PS5 com ajuste de pressão nos botões

O controle do PlayStation 5 (PS5) foi revelado pela Sony, em um post no blog oficial da empresa

Controle | Divulgação/Sony
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controle do PlayStation 5 (PS5) foi revelado pela Sony, em um post no blog oficial da empresa, nesta terça-feira (7). Chamado de DualSense, o joystick traz grandes inovações ao ser comparado com o seu antecessor DualShock 4, do PlayStation 4 (PS4). Os botões possuem ajustes de pressão, que mudam as funções de acordo com a força do jogador ao apertá-los. A notícia está no site Tech Tudo.

O botão "Share", que agora se chama "Create", oferece ao usuário novas formas de criar e compartilhar conteúdos de gameplay. O controle também ganhou um microfone interno e sensores hápticos, com dispositivos de vibração espalhados por todo o acessório. Apesar disso, o preço, o design e a data de lançamento do PS5 ainda são um mistério.

Divulgação/Sony

A empresa declarou que ouviu desenvolvedores de games em relação às funcionalidades do DualShock 4, mantendo o que fez sucesso e melhorando funções que não foram tão usadas. Por exemplo, as caixas de som presentes no controle antecessor foram substituídas pelo microfone embutido no DualSense, o que deve facilitar a comunicação entre jogadores.

O DualSense possui sensores hápticos, que prometem influenciar na resposta tática do controle. Ou seja, ações dentro do jogo podem ser sentidas pela vibração do joystick, com o objetivo de aprofundar a imersão no game. O exemplo dado por Hideaki Nishino, vice-presidente da Sony, explica que a sensação de “dirigir um carro pela lama” pode ser sentida no acessório.

Outra grande novidade está nos sensores dos botões "L2" e "R2" na parte traseira do joystick, onde ficam os dedos indicadores. De acordo com a Sony, os botões poderão sentir a pressão com que o jogador irá apertá-los, o que influencia na ação dentro do jogo. Ao atirar com um arco e flecha, por exemplo, o usuário deve medir a tensão do tiro de acordo com a força colocada no botão.

O design do DualSense, em preto e branco com faixas de luz azuis atrás do touchpad, marca a primeira grande mudança estética nos controles de videogames da fabricante. Os acessórios anteriores têm formatos parecidos, e padronizados com a cor preta. Já o DualSense ganhou aparência mais futurista e pela primeira vez um joystick é lançado com duas cores.

A fabricante também prometeu uma bateria mais durável. Apesar de não ter sido citada no texto, nas imagens é possível ver uma entrada USB-C na parte traseira do acessório. Possivelmente, a novidade irá carregar a bateria do DualSense com mais velocidade, algo que os fãs pedem há um tempo. O botão “Create”, que substitui o botão Share do DualShock 4, promete novas funções, mas a empresa não deu mais informações sobre o assunto.

Por fim, a Sony declarou que os desenvolvedores de jogos para PS5 já estão recebendo os controles, para explorarem todas as suas possibilidades no desenvolvimento dos games. Segundo a empresa, o DualSense vai aumentar ainda mais a experiência imersiva nos títulos do console da nova geração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES