Sony cria tecnologia com capacidade de armazenar até 3,7 mil BluRays

A nova tecnologia foi apresentada durante a Conferência Internacional de Magnéticas (Intermag), em Dresden, na Alemanha.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sony apresentou nesta segunda-feira um novo disco de armazenamento por fita magnética que pode armazenar 185 Terabytes (148 GB por polegada), algo como 3,7 mil discos de BluRay. A nova tecnologia foi apresentada durante a Conferência Internacional de Magnéticas (Intermag), em Dresden, na Alemanha.

O uso da fita magnética tem como foco o mercado de servidores. Esse disco é mais barato e possui mais eficiência de energia para guardar os dados quando comparado com o disco rígido (HD) de alimentação elétrica usado em data centers.

No entanto, o processo de recuperação de dados (backup) é mais lerdo, sendo usado apenas em forma sequencial ? acessando na ordem em que os dados foram gravados. Já os HDs permitem fazer a busca aleatória para fazer o backup, uma habilidade mais comum no uso diário dos computadores.

A Sony afirma por meio de nota que, pôde chegar a esta nova tecnologia ao utilizar ?camadas magnéticas de nano-grãos? criadas a partir de nano-partículas, permitindo uma densidade maior.

O projeto de armazenamento por fita magnética ainda teve o apoio da IBM, a empresa americana ajudou a medir e avaliar a densidade de gravação desta nova tecnologia.

A companhia japonesa ainda está trabalhando em outro disco para o consumidor final em parceria com a Panasonic, o Archival Disc, que terá 1TB de armazenamento ? o equivalente a 250 filmes em DVD.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES