Stress no trânsito pode fazer bem à saúde

Estudos mostram como ele ajuda na concentração

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que ninguém quer ficar estressado, é fato. Mas é bom saber que os mecanismos que levam o organismo ao stress são responsáveis por manter o corpo em estado de alerta, aumentam a velocidade da resposta frente a um problema e podem até ajudar o corpo a combater infecções. Uma área da psicologia, determinada psiconeuroimunologia, faz o estudo entre as interações do cérebro com o sistema imunológico (de defesa do organismo) e vem mostrando os benefícios do stress.

O psiquiatra inglês Peter Tyrer, um dos maiores especialistas mundiais nesse assunto, afirma que o corpo produz substâncias capazes de produzir alegria e agitação quando pressionados pelo stress. ?Em provas, descobrimos que as pessoas que passam por uma entrevista de emprego ou um teste importante pensam mais claramente e lidam com a situação com mais energia e determinação por causa do stress?, observa. O mesmo acontece quando alguém presencia um acidente de trânsito ou uma emergência. Já o tédio prolongado durante uma viagem, ao contrário, deixa o organismo prostrado e a mente desatenta.

Um estudo divulgado em Portugal afirma que os hormônios produzidos nas glândulas suprarrenais em reação ao stress, como o cortisol e outros esteróides, ajudam o corpo a se defender de infecções. Seria este o princípio de a pessoa manter-se saudável durante um período estressante para adoecer assim que a pressão acaba ? como a famosa enxaqueca de sábado ou a gripe no início das férias. O estudo avisa, no entanto, que o stress constante leva a doenças. A fórmula ideal é ter válvulas de escape para o stress ? como ouvir suas músicas favoritas no trânsito ou andar sempre com um carona agradável para bater papo ? e saber que, em situações de risco, ele pode ser aliado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES