Supercomputador mais rápido do mundo busca a cura para a Covid-19

O equipamento pode ajudar a na criação de um remédio a nível molecular

Supercomputador | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fugaku, supercomputador mais poderoso do mundo, será usado na tentativa de encontrar uma cura para a covid-19. A informação foi confirmada pela fabricante japonesa Fujitsu.

O Centro de Pesquisa para Ciência e Tecnologia Avançada (RCAST, em inglês) e a Universidade de Tóquio irão supervisionar o projeto e, caso seja bem sucedido, ele pode ajudar na criação de um remédio a nível molecular.

Supercomputador será usado para buscar cura para a Covid-19 (Foto: Fujitsu/Reprodução)

Desenvolvido em parceria com a Riken, o Fugaku vai realizar estudos para identificar "componentes inibitórios" que podem ser medicamentos em potencial contra a doença.

A contribuição do supercomputador está em realizar cálculos em massa para rodar modelos e simulações, comparar comportamentos e prever a ação de substâncias. Caso identifique uma relação positiva entre inibidores e a estrutura viral, essas substâncias podem ser pesquisadas mais detalhadamente, talvez resultando na criação de um medicamento a longo prazo.

O projeto

O projeto começou a operar nesta semana e deve ser uma das prioridades do supercomputador até março de 2022. O Fugaku já está em operação total, com o poder de processamento compartilhado entre dezenas de pesquisadores selecionados.

Em estudos realizados anteriormente com modelos de simulação de ambientes, o Fugaku estudou a pandemia e trouxe resultados de como reduzir as chances de contaminação. Elas envolvem duas dicas já bastante conhecidas: usar máscara e preferir locais ventilados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES