Telecomunicação lidera ranking de reclamações do Procon-SP em 2013

Ao todo, foram 75,4 mil queixas atribuídas às empresas da área.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor de telecomunicações foi o maior responsável pelo descontentamento dos consumidores do Estado de São Paulo no último ano. O segmento liderou o ranking de reclamações 2013 da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) - divulgou a instituição nesta segunda-feira, 3.

Ao todo, foram 75,4 mil queixas atribuídas às empresas da área. Da segunda à quinta colocações, entre os que mais motivaram queixas, estão, respectivamente, os seguintes ramos: instituições financeiras (66,9 mil reclamações); aparelhos de telefonia celular (19 mil); produtos de informática e microcomputadores (14,1 mil); e planos de saúde (12,9 mil).

A empresa líder de reclamações em São Paulo no ano passado foi o Grupo Telefônica/Vivo. Ele foi responsável pelo registro de 11,8 mil problemas. Na segunda posição, o Grupo Itaú/Unibanco recebeu 7,2 mil reclamações.

A relação das cinco empresas mais reclamadas tem ainda Claro (6,9 mil queixas); Bradesco (5,9 mil); e Grupo Pão de Açúcar/Extra/Pontofrio.com/Casasbahia.com/Casas Bahia/Ponto Frio (4,9 mil). A relação completa pode ser lida no site do Procon-SP.

Respostas. Questionado pela reportagem, o Grupo Pão de Açúcar afirma em nota que "pauta suas ações na excelência do atendimento e na transparência no relacionamento com seus clientes". Diz ainda que suas empresas investem "continuamente em treinamentos e ações de pós-venda com o objetivo de superar as expectativas dos clientes, melhorar a qualidade dos serviços e aumentar índices de satisfação".

A assessoria de comunicação do Bradesco, por sua vez, disse que "a satisfação dos clientes é um dos valores mais importantes" para o banco. Foi feita a promessa de "adotar as medidas necessárias a fim de corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento".

Já a Telefônica Vivo destacou, em nota, que os números do ranking não incluem apenas reclamações, mas também simples consultas e vários outros tipos de atendimento. "O mesmo ranking demonstra que a companhia apresenta o maior índice de resolução de problemas dentre as empresas listadas, de 93,33%." Segundo o comunicado, o grupo vem diversificando os seus canais de atendimento eletrônico, com SMS, internet e aplicativo para smartphones.

O banco Itaú Unibanco também destacou a redução de 30% no volume de atendimentos no Procon-SP, em comparação ao ano anterior. "Isso demonstra que estamos no caminho certo", disse a instituição em nota. O banco disse considerar "natural" que empresas de grande porte e com maior volume de operações apareçam em destaque quando é observado apenas o número absoluto das reclamações.

Também procurada pela reportagem, a Claro ainda não se manifestou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES