Twitter fica mais parecido com Facebook no desktop e no celular

Cara de pau? Twitter vem ganhando recursos que o deixam muito parecido com o Facebook

Twitter | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os usuários do Twitter têm recebido, nos últimos meses, diversas mudanças na rede social de microblog. Novos recursos vêm sendo testados na web e nos aplicativos para celulares e tablets ? como a visualização de miniaturas de vídeos na timeline, curtidas em tuítes, marcações em fotos e alterações no layout. No site twitter.com, foi revelado um novo perfil de usuário, muito similar ao da rede social "rival", dando destaque a fotos maiores e personalização com tuítes favoritos e até notificações em pop-ups. Os recursos modificam o Twitter e aproximam o microblog cada vez mais do Facebook.

Reunimos algumas dessas mudanças e explicamos também como se tornar um tester do Twitter beta no Android para que você tire sua própria conclusão: o Twitter está copiando o Facebook?

Tags em fotos

No final de março, o Twitter anunciou a possibilidade de adicionar tags em fotos para marcar pessoas que estivesse na imagem nos apps para Android e iOS. A marcação de até dez pessoas por foto não é foi a única novidade implementada que se assemelha ao Facebook. O Twitter também passou a permitir a publicação de até quatro fotos em um mesmo tuíte, criando uma espécie de álbum com miniaturas.

Perfis favoritos

O Twitter sempre permitiu salvar os tuítes favoritos para ler ou acessar depois, quando os posts apresentam links. Em março, a rede social passou a testar no aplicativo beta a função marcar perfis (e não apenas tuítes) como favoritos, algo semelhante à ?Close Friends? (amigos próximos) já existente no Facebook. A opção ?Fave People" apareceu para que fez a atualização da versão de testes no Android. Ela permite visualizar, em uma aba separada, apenas os tuítes das pessoas marcadas como favoritas.

Novos perfis

Em fevereiro, o Twitter informou que estava testando um redesenho do perfil dos usuários na versão web. O novo layout se assemelha bastante ao do Facebook, com uma foto de topo e informações em destaque como tuítes favoritos, escolhidos pelo usuário. A timeline ganhou tuítes maiores, que passaram a preencher duas colunas. As fotos também ficaram maiores e os tuítes, que ganharam o botão curtir no passado, foram organizados em tuítes de texto, foto e "curtidos" pelo dono do perfil.

A mudança do layout também deve atingir o aplicativo para iOS (iPhone). Como na versão web, a foto do usuário ficaria em destaque, juntamente com suas informações de perfil. A timeline fica dividade entre tuites de texto, fotos e usuários favoritos. Tanto na versão web quanto na móvel, apenas alguns usuários foram selecionados para testar as novidades; os dois perfis ficariam bem semelhantes.

Vídeos em apenas um toque

O Twitter também testa uma nova experiência para usuários dos aplicativos iOS e Android, que permite a visualização de vídeos com apenas um toque ? e não com três, até abrir o player, como era antes.

Com isso, os usuários podem ver miniaturas do vídeo na linha do tempo e para assisti-lo basta tocar no tuíte com o play. A nova forma de visualização é bem semelhante àquela que ocorre no Facebook, permitindo assistir gravações de dentro do aplicativo. A princípio, apenas parceiros do Twitter Amplify podem postar vídeos no novo formato, mas qualquer usuário consegue visualizá-los.

Retuíte ou compartilha?

A função de compartilhar (ou ?share?, em inglês?) é famosa no Facebook, bem como o ?Retuíte? é no Twitter. No entanto, desde março, alguns usuários do app para iOS notaram que os botões de ?retuitar? estão sendo substituídos pelo de compartilhar. A mudança tomada pelo serviço de microblog aproxima ainda mais o site do Facebook já que tem tom familiar para quem conhece a rede social.

O sumiço da @

Antigamente, tanto o Twitter quanto o Facebook requeriam o uso de @ antes do nome de um usuário citado em um post para que ele fosse tagueado (ou seja, para que fosse marcado). Há algum tempo, a rede social de Mark Zuckerberg passou a permitir marcações sem a necessidade de colocar a @, ou seja, ao inserir nome ou sobrenome da pessoa, bastando digitá-lo para marcá-la.

Ao que parece, a rede de microblogs também quer facilitar a vida dos usuários e testa a remoção da arroba para responder tuítes. A novidade foi notada por usuários do Twitter na versão beta para Android.

Suporte aos emojis na versão web

Em abril, o Twitter passou permitir a visualização de caracteres emojis para os usuários da versão web, assim como acontece no Facebook. Até então, apenas quem acessava a versão móvel da rede social de microblogs conseguia visualizá-los. Antes da liberação, o que aparecia eram caixas vazias.

Quantas pessoas viram seu tuíte?

O Twitter também andou testando no iOS uma função presente nos grupos do Facebook, que mostra quantas pessoas viram o seu post. Neste caso, funcionando para tuítes, o número de "views" foi observado por alguns usuários do teste beta do microblog no iPhone. O recurso mostra o número exato de visualizações de cada tuíte e, logo abaixo, as ferramentas de ?responder?, ?retuitar? e ?curtir?.

Como virar um beta tester

Para quem quer testar as mudanças, o Twitter libertou uma versão beta para usuários do aplicativo para Android. Para isso, basta acessar página do Twiter no Google Groups e clicar em ?Join?, para ter acesso à versão de teste no Google Play.

Após realizar uma série de procedimentos, como entrar no grupo, basta acessar um link e clicar em ?Become a tester?. Em seguida, é só fazer o download do app do Twitter, caso ainda não tenha ou atualizar a versão usada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES