Uber e 99 já são quase tão populares quanto carro

55% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizam esses serviços ao menos uma vez por semana

Aplicativo | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aplicativos de transporte compartilhado, como Uber, 99 e Cabify, estão perto de se tornar uma solução de mobilidade tão popular quanto o carro próprio no Brasil. Segundo estudo da consultoria BCG, revelado com exclusividade ao Estado, 55% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizam esses serviços ao menos uma vez por semana. Já o uso de um veículo próprio é prática frequente para 58% das pessoas nessas faixas sociais, afirma o levantamento.

Os números sobem de acordo com a classe social do usuário: na classe C, cerca de 52% das pessoas utilizam os apps ao menos uma vez por semana. Na classe A, esse índice salta para 70%.

Há disparidade entre cidades grandes (62%) e pequenas (apenas 37%). Segundo a pesquisa, as mulheres também utilizam mais que os homens - 60% delas viajam com apps de transporte ao menos uma vez por semana, contra 50% deles, respectivamente, em uma preferência motivada pela insegurança no uso do transporte público.

Para Régis Nieto, sócio da consultoria, chama a atenção a velocidade com que se deu essa transformação - vale lembrar que os primeiros serviços de transporte compartilhado começaram a operar no Brasil em torno de 2014. "Há uma mudança de paradigma interessante", avalia o especialista. "Mas ainda há poucas pessoas que utilizam apenas aplicativos. O mais comum é vermos uma multiplicidade de modais de transporte", explica, citando táxi, transporte público e bicicleta como opções.

Até 5 mil km por ano, a diferença é no bolso

Realizada com 1,5 mil pessoas, a pesquisa buscou medir ainda o interesse e o custo das pessoas manterem um carro na garagem. De acordo com o levantamento, dois terços dos usuários assíduos de aplicativos de transporte possuem seu próprio veículo, enquanto entre usuários ocasionais o índice cai para 55%. Além disso, cerca de 10% das pessoas que participaram da pesquisa disseram não ter um carro nem interesse em comprar um.

Segundo o BCG, para quem percorre menos de 5 mil quilômetros por ano, vale mais a pena se locomover apenas utilizando Uber ou 99 do que manter um carro na garagem. Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 15% a 20% dos brasileiros das classes A, B e C se encontram nessa situação.

Para fazer o cálculo, a consultoria levou em conta fatores como custo do carro, depreciação ao longo de cinco anos, combustível, seguro e manutenção. "A depreciação do valor do veículo é o principal fator: pode haver queda de até 20% em dois anos, um valor que as pessoas não costumam considerar", diz Nieto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES