Um em cada 6 celulares vendidos no Brasil é multichip, diz pesquisa

Os modelos multichip fazem sucesso entre os clientes que querem economizar a taxa de interconexão, cobrada pelas operadoras

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os celulares multichip, que permitem o uso de mais de um chip por aparelho, somaram 17% dos telefones móveis vendidos em 2011, segundo a GfK, sendo que em 2010 eles representaram 2,3% do total. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica apontam para 57 milhões de aparelhos vendidos no ano passado. Os modelos multichip fazem sucesso entre os clientes que querem economizar a taxa de interconexão, cobrada pelas operadoras. Quando o usuário liga da operadora A para a B, a segunda cobra uma taxa da primeira, e o valor é repassado ao cliente. Ligar para números da mesma operadora é mais barato, e por isso os usuários estariam optando por ter mais de um chip.

A entrada no Brasil de aparelhos importados ilegalmente e que permitiam usar dois chips ao mesmo tempo em um único aparelho teria feito as grandes fabricantes perceberem um nicho de mercado a ser explorado. O número de modelos multichip disponíveis no Brasil subiu de 21 para 94 entre dezembro de 2010 e de 2011, segundo a Folha de S. Paulo. Os aparelhos representaram 26,7% das vendas do natal (contra 4,6% no ano anterior), e na comparação entre 2010 e 2009, a alta foi de 780%. Segundo a LG, 20% dos celulares vendidos pela companhia têm entrada para dois chips - no início do mês, um modelo para três chegou ao Brasil. As vendas dos cartões SIM acompanharam o crescimento: em 2006, apenas 7% dos números móveis eram vendidos avulsos (sem compra de aparelho), percentual que subiu para 15% em 2011. A base de celulares no país hoje tem cerca de 80% de clientes pré-pagos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES