Versão final para atualização do Windows vaza no site da Microsoft

Windows 8.1 Update 1 traz mudanças consideráveis na interface Metro do sistema

Windows 8.1 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aguardada atualização Windows 8.1 Update teve sua versão final vazada nesta quinta-feira (7), a pouco menos de um mês de seu lançamento oficial. Curiosamente, os links para download do update são dos próprios servidores da Microsoft, mas a empresa já conseguiu retirá-los do ar. O chamado GDR 1 trata-se de um pacote de mudanças para tornar o Windows 8.1 mais intuitivo para usuários de computadores com teclados e mouses, sem funções de tela touchscreen como nos tablets de híbridos.

Esse não é o primeiro vazamento da atualização do Windows 8.1, que ainda não tem nome definido, porém trata-se da versão RTM (Release to manufacturing) vinda direto da Microsoft. Em outras palavras, esta é uma edição já finalizada do sistema e que é enviada pouco antes do lançamento para que as fabricantes possam equipar seus novos computadores com a versão mais recente do Windows 8.1 antes que eles cheguem às lojas. Até então, todas os vazamentos se tratavam de testes (build).

Um Windows para mouse e teclado

Ao contrário da atualização do Windows 8 para o 8.1, não se deve esperar novas funcionalidades para o sistema. No entanto, as principais mudanças preparadas pela Microsoft estão focadas no uso da plataforma em PCs convencionais com teclado e mouse, que têm despertado muita crítica e resistência por parte dos usuários. Em PCs com tela sensível ao toque, boa parte delas não serão aplicadas.

Área de Trabalho

O novo Windows será iniciado diretamente na área de trabalho e não mais no menu Iniciar. Essa opção já estava disponível na versão 8.1, porém agora se tornará padrão.

Outras mudanças dizem respeito à tela Iniciar: ela ainda continuará na nova interface, porém foram adicionados um botão de desligar e de pesquisa no canto superior direito. Além disso, ao clicar com o botão direito em qualquer live tile do menu, será exibida uma janela pop-up no estilo das versões antigas do sistema.

Barra de tarefas lembra Windows 7

A atualização traz ainda a possibilidade de fixar aplicativos da loja diretamente na Barra de Tarefas e iniciá-los a partir do desktop, como no Windows 7. Com isso, o usuário não precisará ir até a Tela Iniciar para abrir um aplicativo da interface Modern (antiga Metro). Esses programas ganharam ainda uma barra de títulos onde é possível minimizá-los ou fechá-los.

Além disso, enquanto estiverem abertos, seus ícones continuaram sendo exibidos na barra inferior do desktop e não só no gerenciador do lado esquerdo da tela, que também foi mantido.

Saiba como instalar

A atualização do Windows 8.1 vazada nesta quinta-feira (6) é composta por seis arquivos: KB2919442, KB2939087, KB2919355, KB2932046, KB2938439, KB2937592. Ao todo, o pacote completo tem 770 MB.

Antes de começar, lembre-se que a atualização serve apenas para a versão 64 bits do sistema. Se possível, faça também um backup do seu computador para garantir que nada será perdido em caso de falhas.

Se você conseguiu fazer o download de tudo antes que fosse retirado do ar pela Microsoft ou pretende se arriscar baixando através de outros servidores (o que não é recomendado) explicamos como atualizar o seu sistema operacional.

Em primeiro lugar, o update é composto por arquivos de preparação, pela atualização em si e por mudanças complementares. Sendo assim, é necessário seguir rigorosamente a ordem de instalação. Primeiramente, instale o arquivo KB2919442, seguido pelo KB2939087. Quando solicitado, reinicie o seu computador.

O terceiro arquivo a se instalado é o KB2919355, que se trata da atualização em si. Ele tem cerca de 700 MB e sua instalação pode demorar um bom tempo. Portanto, aguarde até que o processo seja completado e seu computador seja reiniciado. Após isso, instale os arquivos KB2932046, KB2938439 e KB2937592 nessa ordem. Ao fim de cada update, que não devem demorar muito, será necessário reiniciar o sistema.

Pronto! Seguindo rigorosamente esta ordem, o seu computador estará atualizado para o Windows 8.1 Update 1. Não é preciso fazer uma nova configuração de conta ou qualquer grande configuração, como na mudança do 8.0 para o 8.1.

Após finalizado o processo, você notará que a sua máquina será ligada diretamente na Área de trabalho e que o ícone da loja estará fixado na barra de tarefas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES