Walmart erra preço de computadores e cancela a compra feita pela internet

O preço equivocado ficou exposto no site do Walmart.com entre a noite da segunda-feira, 16, e a madrugada da terça-feira, 17, segundo a empresa.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presente de Natal que a agente escolar Sandra Campassi, de Campinas (SP), comprou para seus dois filhos, de 12 e 19 anos, não vai chegar. A compra de dois computadores ICC Intel Core, anunciados por R$ 580 cada no Walmart.com foi cancelada pela empresa na quarta-feira, 18, um dia após o pagamento dos boletos. O motivo: o preço do produto foi anunciado com erro. O valor correto era R$ 2.398.

O preço equivocado ficou exposto no site do Walmart.com entre a noite da segunda-feira, 16, e a madrugada da terça-feira, 17, segundo a empresa. O Walmart.com não informa quantas pessoas compraram o produto anunciado. Duas páginas no Facebook, criadas por consumidores que se dizem prejudicados, somam mais de 1,5 mil curtidas.

O Walmart.com afirma que procurou o Procon para verificar medidas a serem tomadas. Os clientes prejudicados receberão um vale desconto de 30% para comprar qualquer produto no site em até 60 dias. A empresa alega que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege o direito do fornecedor em caso de erro crasso no preço. O Procon-SP, em nota, confirma o posicionamento do Walmart.com e cita o artigo 4º do CDC, sobre o equilíbrio, harmonia e boa-fé nas relações de consumo.

O analista Arthur Almeida, de Ribeirão Preto (SP), também teve a compra cancelada. Ele procurou o Procon e foi informado que o artigo 35 do CDC exige das empresas o cumprimento das ofertas anunciadas. Mas, segundo o Procon, em função do artigo 4º, o órgão não pode obrigar a empresa a cumprir com a oferta. “Minha intenção não é lucrar em cima da empresa, mas quero o que comprei”, diz.

O advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Christian Printes, explica que os clientes podem negociar a forma de compensação da empresa pelo erro. A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, pondera que não é possível exigir que a empresa cumpra com o valor ofertado com erro, já que isso poderia afetar seu equilíbrio financeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES