Windows 8.1 tem venda por download suspensa no Brasil; entenda razões

Windows 8.1, novo sistema operacional da Microsoft e sua tela inicial

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Microsoft optou por suspender temporariamente a venda do Windows 8.1 no Brasil, por meio de download. Com isso, o novo sistema operacional só poderá ser comprado em mídia física (DVD) a partir desta quinta-feira (17), data do lançamento oficial para os consumidores. A medida foi tomada em razão de mudanças nas regras para transações internacionais com moedas estrangeiras, adotada por bancos e operadoras de cartões em território nacional.

A decisão estraga os planos de quem usa versões mais antigas do Windows (7, Vista e XP) e gostaria de atualizar o computador para o novo software. Porém, usuários do Windows 8, versão atual do sistema, que tem direito a fazer o download gratuito e não serão afetados.

Recentemente, as empresas de pagamento passaram a não aceitar mais transações entre consumidores brasileiros e lojas estrangeiras que operam no país em que haja conversão automática de valores em dólar, euro ou e outras moedas, para o real ? gerando gastos adicionais com impostos e modificando o valor final, informado no pagamento da fatura.

Segundo nota da Microsoft Brasil, o update gratuito do Windows 8.1 para todos os usuários de Windows 8 acontece normalmente a partir desta quinta-feira, por meio da Windows Store.

Porém, ?em virtude da mudança da regra que determina como transações internacionais devem ser processadas no site da Microsoft e em outros sites operados por empresas internacionais (...) a versão online do Windows 8.1 via download no site da Microsoft não estará disponível no dia 17 de outubro?, afirma um comunicado.

Ainda segundo a Microsoft Brasil, a empresa lamenta pela inconveniência e disse que está trabalhando para assegurar que seus clientes possam continuar usando seu método de pagamento preferido, entre eles os cartões de crédito nacionais.

Enquanto busca opções para solucionar o problema, a fabricante orienta o consumidor brasileiro a fazer a aquisição do novo Windows 8.1 por meio do varejo tradicional. Lojas físicas e online de todo o Brasil já recebem os pacotes de DVD do novo software nesta mesma quinta-feira.

Google Play e PSN na mira

No início deste mês, bancos brasileiros colocaram em prática o bloqueio de compras em dólares em que havia conversão imediata, prejudicando a venda de aplicativos e jogos. Todas as operações em lojas virtuais como Google Play e PlayStation Network foram recusadas.

Segundo as empresas de pagamento, as operações em lojas estrangeiras com operação no Brasil só serão aceitas caso sejam concluídas na moeda do país de origem; ou seja, em dólares. Isso impede que o usuário ache que o valor que está pagando em reais seja o preço final e, depois, veja com surpresa as taxas de IOF pela transação de natureza internacional.

O objetivo dos bancos é que, com isso, os usuários saibam da cotação exata e o valor da compra em reais na data de fechamento da fatura. Sendo assim, ao fazer as operações em dólares, os clientes estarão arcando com possíveis variações cambiais até o fechamento. A oscilação pode ser boa ou ruim, de acordo com o valor da moeda para o dia do vencimento.

A Google Play, loja de aplicativos para Android e uma das afetadas pela mudança, já mudou sua política de cobrança e passou a exibir no recibo de pagamento dos consumidores os valores apenas em moeda estrangeira, e voltou a receber compras. A Microsoft disse que pretende resolver o problema o quanto antes, para poder oferecer seu produtos online.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES