Windows 8 está pronto e inicia a ser despachado para fabricantes

Nova versão do sistema operacional da Microsoft deverá estar disponível aos consumidores no final de Outubro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira que completou o desenvolvimento e testes do Windows 8, a próxima versão de seu sistema operacional para desktops, notebooks e tablets, e um dos produtos mais importantes na história da empresa.

O sistema agora está disponível aos fabricantes que irão incluí-lo em PCs e tablets que chegarão às lojas no final de outubro, quando o Windows 8 também começa a ser vendido diretamente aos consumidores. O Windows 8 irá rodar em aparelhos com processadores x86 da Intel e AMD, bem como aparelhos baseados em processadores ARM. A versão ARM do sistema é chamada Windows RT.

A Microsoft reitera o dia 26 de outubro como a data em que o sistema estará disponível tanto em novos PCs como também separadamente para instalação em novos PCs ou atualização de máquinas com versões anteriores do Windows. A empresa já anunciou duas ofertas especiais de atualização para usuários com máquinas rodando o Windows 7 ou versões anteriores do sistema.

Alguns parceiros da Microsoft terão acesso antecipado ao sistema, incluindo desenvolvedores, que poderão baixar uma cópia através da MSDN (Microsoft Developer Network) a partir de 15 de agosto. No mesmo dia, profissionais de TI interessados em testar o sistema em suas empresas terão acesso à ele através de suas contas na Microsoft TechNet.

Em 16 de agosto as portas se abrem a consumidores com contratos de ?Software Assurance?, que terão acesso ao Windows 8 Enterprise Edition, bem como a membros da Parner Network. Quatro dias depois chega a vez dos Microsoft Action Pack Providers, e em 1º de setembro o clientes com Licenças por Volume sem Software Assurance poderão adquirir o sistema em revendas credenciadas.

Com uma interface otimizada para aparelhos com telas sensíveis ao toque e canetas, a Microsoft pretende usar o Windows 8 para fortalecer sua fraca presença no mercado de tablets, amplamente dominado pela Apple e seu iPad. A empresa observou nos últimos anos que os consumidores estão adotando tablets, especialmente os iPads, não apenas para uso pessoal mas também, para surpresa de muitos, para uso profissional, iniciando um movimento conhecido como BYOD (Bring Your Own Device - Traga seu próprio aparelho) entre as empresas.

O senso de urgência da Micrososft é tanto que ela decidiu até mesmo lançar seu próprio tablet, batizado de Surface, para ampliar as chances de sucesso neste mercado, embora a decisão tenha incomodado alguns de seus parceiros de longa data.

Uma pergunta crucial sobre o Windows 8 é quanto suporte ele terá dos desenvolvedores de aplicativos, um elemento crucial no sucesso, ou fracasso, de um sistema operacional. Ao anunciar a versão RTM a Microsoft mencionou que em 15 de agosto os desenvolvedores irão encontrar no Windows Development Center ?todas as ferramentas e recursos? necessários para desenvolver aplicatibos para o sistema, incluindo uma cópia do Visual Studio 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES