Windows Phone tem 2° colocação no BR após ultrapassar de iPhone

A notícia pode ser um banho de água fria para a Apple na semana da inauguração de sua primeira loja no Brasil.

Nokia Lumia 520 é um dos grandes carros-chefes do crescimento do Windows Phone | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Windows Phone conquistou o segundo colocado entre os sistemas operacionais móveis mais populares do Brasil, neste último trimestre de 2013. Segundo um relatório da International Data Corporation (IDC), o número de vendas de smartphones com a plataforma da Microsoft superou o de iPhones (iOS) entre outubro e dezembro. A notícia pode ser um banho de água fria para a Apple na semana da inauguração de sua primeira loja no Brasil.

De acordo com o relatório da IDC, o número de aparelhos com Windows Phone vendido no Brasil cresceu 1,6%, alcançando uma participação de mercado total de 6% no país, contra 4,7% do iOS. Em comparação ao mesmo período do ano interior, o Windows Phone dobrou de tamanho no país, saindo de 3% para os atuais 6%. Já o iPhone, que tinha 6,9% de participação, apresentou uma queda de 2,2%.

O crescimento do Windows Phone no Brasil segue uma tendência em outros países da América Latina, como Peru e México, onde a plataforma ultrapassou o iOS desde agosto. No entanto, o Android segue imbatível por aqui, com presença em quase 90% nos smartphones brasileiros.

Dentre as razões que podem ter ajudado no crescimento do Windows Phone no Brasil, pode-se dizer que a oferta de modelos com preços mais acessíveis contou muito. Enquanto o iPhone 4, modelo mais barato disponível no Brasil, pode ser encontrado por R$ 989; o Lumia 520, aparelho básico da Nokia, tem preço inicial de R$ 384.

Outro fator que pesa nessa conta é a quantidade de modelos disponíveis no Brasil. Oficialmente, a Apple trabalha somente com quatro versões de iPhones no país: 5S, 5C, 4S e 4. Já a Nokia oferece oito aparelhos com Windows Phone 8, que vão desde o 520 até o top 1020, e deve lançar ainda os foblets 1520 e 1320 na próxima segunda-feira (17). Isso, claro, sem contar com o Ativ S, da Samsung.

Ao contrário do Brasil, porém, o Windows Phone ainda está longe de roubar a segunda colocação do iOS mundialmente. O sistema operacional da Microsoft tem apenas 3% de participação do mercado, contra 17,6% do iOS e 78,1% do Android, segundo a IDC. Apesar disso, o sistema da Microsoft foi o que apresentou o maior crescimento no ano: 90,9%, em comparação a 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES