YouTube tem sistema para legendar vídeos

A solução usa, entre outras alternativas, um sistema de reconhecimento de voz do próprio Google

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Google anunciou nesta quinta-feira (19) um sistema que cria automaticamente legendas para vídeos no site de vídeos YouTube. A novidade, no entanto, não estará disponível em todos os arquivos da página: somente em 13 canais de parceiros como National Geographic, UC Berkeley, Stanford, MIT, Yale, UCLA, Duke, Columbia e PBS, entre outros. O conteúdo de alguns desses canais, como o National Geographic, não está disponível no Brasil por questões de direitos autorais.

A solução usa, entre outras alternativas, um sistema de reconhecimento de voz do próprio Google. ?As legendas não serão sempre perfeitas, mas ainda assim podem ajudar [pessoas que têm dificuldade para entender a língua, por exemplo]. E a tecnologia continuará a ser melhorada com o tempo?, escreveu Ken Harrenstien, engenheiro de software do Google.

O funcionário está envolvido com o projeto porque, além de ajudar no desenvolvimento dessas iniciativas ele é deficiente auditivo ? dessa forma, faz parte de um público que pode ser beneficiado com as legendas no site de vídeos do Google. Um vídeo divulgado no próprio YouTube mostra como funciona essa nova tecnologia.

Outra novidade anunciada pela empresa é uma ferramenta chamada caption timing, ou auto-timing, que facilita a criação de legendas para vídeos ? qualquer usuário do site, mesmo com conhecimentos básicos, consegue inserir texto nos arquivos. ?Tudo o que você precisa fazer é criar um arquivo de texto simples com todas as palavras do vídeo e usaremos a tecnologia ASR do Google [de reconhecimento automático de voz] para criar legendas?, diz o post de Harrenstien.

De acordo com o engenheiro, essa novidade deve reduzir as barreiras para os donos de vídeos que querem adicionar legendas, mas não têm o tempo ou recursos parar fazer isso de forma profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES