Zapzap, versão brasileira do WhatsApp, já pode ser baixada no Android e roda até no navegador

O design se assemelha muito ao WhatsApp, assim como seu modo de funcionamento

Brasileiro cria concorrente de peso para WhatsApp | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Zapzap, ?versão? brasileira do WhatsApp que pode ser usada via smartphone e navegador em qualquer PC, já pode ser baixada por usuários de Android. Mesmo com pouco mais de um mês de vida, o novo app já provoca a curiosidade dos usuários, especialmente por sua semelhança com o popular mensageiro comprado pelo Facebook.

Baseado no código fonte do Telegram, aplicativo russo que ganhou notoriedade quando o WhatsApp foi vendido à empresa de Marck Zuckerberg, o Zapzap oferece os mesmos recursos, incluindo compartilhamento de qualquer tipo de arquivo guardado no telefone ou no computador. Já o WhatsApp se limita a vídeos, fotos, áudio, localização e contato.

O design se assemelha muito ao WhatsApp, assim como seu modo de funcionamento. Inteiramente em português, o app pede também o número de telefone para fornecer o código de ativação, para, então, permitir conversas com os contatos cadastrados na agenda que têm o Zapzap instalado.

Sua interface na web é outro diferencial. Afinal, diferente do WhatsApp, que precisa de alguns hacks para rodar no PC, o mensageiro brasileiro usa a flexibilidade da nuvem do Telegram para sincronizar as mensagens trocadas em qualquer dispositivo. Além disso, o app promete ser ainda mais rápido que a versão russa, oferecendo o mesmo suporte a mensagens criptografadas.

?Estudei o código do Telegram por três meses até que encontrei uma maneira de utilizar a nuvem deles em um outro aplicativo com interface modificada. Depois, consegui deixar o aplicativo mais rápido no desempenho e tempo de resposta?, explica o paraense Erick Costa, que criou e hoje mantém sozinho o Zapzap ? o nome, disse o programador, surgiu naturalmente após o aplicativo ser desenvolvido.

Lançado em 20 de abril, o mensageiro com interface brasileira vem conquistando usuários aos poucos e ainda não chega perto da popularidade do WhatsApp ou do próprio Telegram. São cerca de 65 mil downloads e mais de 20 mil usuários ativos. No entanto, os números já garantiram interesse do mercado.

O desenvolvedor revelou ao TechTudo que já está analisando propostas de possíveis compradores, mas nada que o impeça de continuar melhorando o aplicativo. ?Tenho várias ideias de melhorias para ele, mas estou discutindo com alguns amigos o que deve realmente ser implementado?, conta Erick.

Por enquanto, Zapzap está disponível para smartphones Android, mas versões para iOS e Windows Phone estão a caminho. O app para iPhone deverá ser liberado para download até final de junho, enquanto a variante para a plataforma da Microsoft deverá demorar um pouco mais para sair ? afinal, só há uma pessoa trabalhando no desenvolvimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES