Telemedicina: como funciona a consulta virtual durante a pandemia

Atendimento online evita deslocamentos durante a quarentena

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou por determinação da Ministério da Saúde, o uso da telemedicina para atendimentos durante a pandemia de Covid-19. Diversos hospitais e clínicas do Piauí já usam o atendimento virtual nas consultas.

A telemedicina possui vasta aplicabilidade na área da saúde e garante a segurança tanto do paciente quanto do profissional. De forma provisória, durante esse período de quarentena, o cirurgião plástico William Machado utiliza a tecnologia para consultas por telefone celular ou computador.

O atendimento é feito diretamente entre o cirurgião e o paciente. "Toda a consulta é realizada seguindo as orientações do Ministério da Saúde com registro em prontuário clínico, indicação de data, hora, tecnologia usada e o número do Conselho Regional Profissional do médico juntamente com a sua unidade da federação", explica William Machado.

Para os pacientes de desejam fazer futuramente um procedimento, é uma ótima oportunidade para realizar a primeira consulta. "Nesse primeiro contato explicamos todos os detalhes da intervenção desejada, tiramos dúvidas e esclarecemos sobre os mitos e o medo que existe em relação à cirurgia plástica", detalha o cirurgião.

A regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina é uma importante ferramenta para garantir o atendimento médico eficiente e de qualidade no local onde o paciente estiver, neste momento de quarentena. "Além disso, juntamente com outras medidas contribui para prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus", esclarece.

William Machado ainda ressalta que continua seguindo todas as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e das autoridades sanitárias Federais, Estaduais e Municipais, bem como Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais de Medicina para plena segurança de todos nesse momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES