Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU

Toffoli assume Presidência pela primeira vez.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da República, Michel Temer, embarcou por volta das 12h30 deste domingo (23) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Com a viagem do emedebista para o exterior, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, assumiu a Presidência da República assim que Temer deixou o espaço aéreo brasileiro.

O presidente do Supremo é o quarto da linha sucessória. Como o país está sem vice-presidente, o segundo sucessor seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O terceiro seria o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Os dois, no entanto, também saem do país quando Temer viaja porque podem ficar inelegíveis caso assumam a Presidência. Ambos são candidatos à reeleição.

De acordo com a assessoria de Eunício Oliveira, o emedebista fará uma viagem particular para a Argentina. O mesmo destino foi escolhido por Rodrigo Maia, segundo a assessoria do deputado.

Discurso de abertura

Como tradicionalmente acontece, o chefe do Executivo brasileiro fará o discurso de abertura da assembleia. O Itamaraty não antecipou os temas que Temer deve abordar durante o pronunciamento. No entanto, de acordo com o subsecretário-geral de assuntos políticos multilaterais, Europa e América do Norte, Nelson Tabajara, o multilateralismo é um dos aspectos que devem ser citados ao longo do discurso.

A defesa de uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas é outro tema que deve estar na pauta.

Antes do discurso, Temer terá uma breve conversa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Colômbia

Durante a participação na Assembleia Geral da ONU, Michel Temer terá uma reunião com o presidente da Colômbia, Iván Duque, eleito em junho deste ano.

Essa será a única agenda bilateral prevista até o momento durante a viagem aos Estados Unidos. O encontro foi um pedido dos colombianos e deve ocorrer antes de reunião de presidentes do Mercosul, na próxima terça-feira (25).

O país vizinho tem recebido a maior parte de imigrantes da Venezuela. No mês passado, o país concedeu permissão para 440 mil venezuelanos em situação irregular permanecessem na Colômbia por dois anos.

Conselho de Segurança e migração

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, vai participar de encontro do chamado G4, grupo formado por Brasil, Alemanha, Índia e Japão, que defende uma reforma na composição do Conselho de Segurança da ONU. Os quatro países querem assento permanente no colegiado.

“Queremos retomar uma dinâmica maior e começar a fazer propostas mais concretas. Esse tema tem vários grupos e várias fórmulas que correm paralelamente ao G4. Mas achamos que a nossa é representativa, cobre países importantes que deveriam estar no conselho de segurança”, disse Tabajara, durante entrevista a jornalistas na última sexta-feira (21).

O tema da migração será foco de outro evento no âmbito das Nações Unidas, o chamado "Road to Marrakesh", prévia de uma conferência internacional no Marrocos, em dezembro, sobre o assunto. O chanceler Aloysio Nunes representa o Brasil nessa agenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES