Temperatura deve ultrapassar os 38ºC nesta quarta-feira (04)

Em Teresina, no Piauí, a temperatura chegou a 37,7°C, por volta das 14h de terça-feira (03). Foi uma das tardes mais quentes já registradas na capital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Céu mais limpo e muito calor. Começou a temporada de uma procura um tanto desesperadora por ambientes climatizados e mais contemplados com o vento. O famoso B-R-O-Bró chegou ao Nordeste e as temperaturas já começam a apresentar uma elevação. 

A massa de ar seco que cobre quase todo o Nordeste inibe a ocorrência de chuva, exceto na faixa Leste da região. Em Teresina, a temperatura chegou a 37,7°C, por volta das 14h de terça-feira (03). Foi uma das tardes mais quentes já registradas na capital. Nesta quarta-feira, a previsão é de dia de sol entre poucas nuvens, com temperatura chegando aos 38ºC.

O climatologista Werton Costa explica como estará o tempo nos próximos dias. 

"A linha da temperatura mostra que nós teremos temperaturas bem elevadas durante a semana", disse, ao analisar o meteograma, que mostra a dinâmica meteorológica dos próximos dias.

No entanto, segundo o climatologista, do dia 6 de setembro para o dia 7, a temperatura vai baixar um pouco e      o clima tende a ficar mais leve. "Na terceira linha, é possível observarmos a umidade relativa do ar, que vai oscilar muito em determinado momento. Em um intervalo do dia 7 em diante, a umidade vai chegar abaixo dos 30%", explica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), valores de umidade abaixo de 20% oferecem risco à saúde.

"As condições de B-R-O-BRÓ serão típicas, com temperatura elevada e baixa umidade do ar", acrescenta.

Para isso, é fundamental que todos estejam em alerta para os efeitos negativos da exposição ao clima seco e quente. Para quem anda no centro de Teresina, por exemplo, é essencial uma água de coco ou natural para que não seja uma vítima fácil da desidratação. 

O vendedor de água de coco, Jacinto Silva, relata que convence as pessoas a consumirem mais líquido. "Nessa época, muita gente fica doente porque não bebe água. Sempre recomendo para os meus clientes que é muito importante beber uma água de coco de vez em quando", disse.

Em dias de altas temperaturas, hidratação é essencial |Crédito: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES