Temperaturas passarão dos 40º C no B-R-O-BRÓ em THE

As temperaturas estarão um pouco acima da média e podem ficar ainda mais quentes que o ano passado

Avalie a matéria:
A média ficará em torno de 36º C em setembro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os meses mais quentes do ano, conhecidos como B-R-O-BRÓ, já chegaram e junto com eles o calor ocasionado pelas altas temperaturas. Neste ano, os teresinenses podem sofrer um pouco mais do que no ano passado. Em 2013, a exemplo de 2012, as temperaturas estarão acima da média, mas poderão ficar ainda mais quentes do que o ano anterior. Para este ano, a previsão é que as máximas ultrapassem os 40º C, em Teresina, e outros municípios piauienses.

Elas já começam aumentar neste início de setembro e deverão ter pico no final deste mês e durante todo o mês de outubro. A média ficará em torno de 36º C em setembro, podendo a máxima alcançar os 40º C. Já em outubro, mês mais quente, a média ficará em torno de 37º C e a máxima ultrapassará os 40º C. Esta é uma realidade não só de Teresina, mas de outros municípios que estão entre os mais quentes do Estado, como Floriano, Picos, Jaicós, Oeiras e Bom Jesus.

?As temperaturas estarão acima da média como em 2012, mas é possível que este ano elas sejam ainda mais quentes do que no ano passado?, alertou a meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa.

Com as altas temperaturas e o tempo quente e seco outro problema que incomodará o teresinense é a baixa umidade relativa do ar. No ano passado, no mês de outubro, a capital registrou um percentual de 13%, o que colocou a cidade em estado de alerta, que vai dos 12% aos 20%. Para esse ano, a tendência é que essa umidade também alcance índices baixos. ?A umidade relativa do ar vai diminuir bastante, principalmente no final de setembro e até metade de outubro?, afirmou a meteorologista.

Quanto às chuvas que aconteceram no último final de semana, Sônia explica que essas são precipitações comuns a esse período, devido aos resquícios de umidade da região Norte do país e do litoral nordestino, onde ainda chove, mas não deverão ter continuidade. ?Esse resto de umidade em contato com o calor de Teresina favorece a precipitação, mas é uma chuva que não veio para ficar. É o que chamamos de chuva do caju?, disse.

Consumo de água e energia elétrica aumenta

Com as altas temperaturas típicas desse período do ano, aumenta o consumo de água e energia elétrica em Teresina.

Dados da Eletrobrás mostram que esse aumento deve chegar até o final de dezembro a 25%. Já o consumo de água, a exemplo do ano passado deverá aumentar em torno de 30%. Isso acontece, porque as pessoas consomem mais água e usam mais os eletrodomésticos como ventiladores e condicionadores de ar.

?Muitas vezes as pessoas chegam para nós neste período e questionam o aumento na conta de luz, dizendo que a quantidade de pessoa dentro de casa continua sendo a mesma e que os hábitos também não mudaram.

Mas, embora sem alteração de hábitos e de número de moradores dentro de casa, a pessoas abrem mais a geladeira para tomar água e usam mais os outros equipamentos. Se em outras épocas o condicionador de ar era ligado para baixar a temperatura de 30º C para 20º C, neste período ele precisa trabalhar para baixar dos mais de 35º C e isso impacta na conta de luz?, explica o assistente da direção comercial da Eletrobras, Armando Gaioso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES