Tempestade deixa 9 mortos e centenas de desabrigados em Manila

Em apenas 6 horas, choveu em Manila o equivalente à média mensal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos nove pessoas morreram e centenas tiveram que deixar neste sábado (26) suas casas em Manila, nas Filipinas, devido às fortes chuvas causadas pela tempestade tropical "Ketsana", que espalharam o caos e inundaram várias áreas da cidade. Um homem e seu filho morreram soterrados por um muro, quatro menores perderam a vida afogados no rio Pasig e outros três foram arrastados pela água perto de um reservatório situado nos arredores de Manila, informaram os serviços de emergência.

Outras 700 pessoas tiveram que sair de casa e as autoridades iniciaram uma operação especial --com a participação do Exército-- para continuar retirando moradores das áreas mais afetadas pelas enchentes. Em apenas seis horas, entre 8h e 14h (21h de ontem e 3h deste sábado, horário de Brasília), caiu sobre Manila uma quantidade de chuva equivalente à média mensal nesta época do ano, segundo os meteorologistas. Imagens de televisão mostraram grandes engarrafamentos, cidadãos nos telhados de casa, carros abandonados em ruas inundadas e pessoas andando em embarcações pela cidade.

As autoridades pediram à população que fique em casa para não tumultuar mais o trânsito e que não coloque lixo perto dos bueiros, para não colapsar o sistema de encanamentos. Também existe o perigo que, a qualquer momento, o Pasig transborde, assim como duas represas ao sul de Manila, enquanto o fornecimento elétrico foi cortado em alguns bairros pobres para impedir acidentes.

A tempestade também afetou a ilha de Luzon, e mais de 1,7 mil passageiros estão na província de Bicol, já que a Guarda Costeira proibiu a saída de qualquer embarcação. Pelo menos 28 localidades da ilha declararam estado de calamidade.

O "Ketsana" atingiu terra nas Filipinas esta madrugada com ventos superiores a 100 km/h e agora se desloca a cerca de 20 km/h ao noroeste, em direção à região central de Luzon, onde fica a maioria dos cultivos de arroz. Para as próximas horas, estão previstas mais chuvas, antes que a tempestade saia do país em direção à China na madrugada da próxima segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES