Tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024, aponta estudo

Eles sustentam a possibilidade de uma tempestade solar intensa desencadear um “apocalipse da internet”

Tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024, aponta estudo | Divulgação/NASA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de cientistas da George Mason University, localizada em Virgínia (EUA), vem emitindo alertas sobre o aumento da atividade solar. Eles sustentam a possibilidade de uma tempestade solar intensa desencadear um "apocalipse da internet", resultando na interrupção das comunicações na Terra e ocasionando consideráveis danos econômicos.

De acordo com Peter Becker, professor do Departamento de Física e Astronomia da universidade, prevê-se que as tempestades solares intensas se tornem mais frequentes e severas nos próximos dez anos. O Ciclo Solar 25, que prevê uma supertempestade solar, foi previsto pela NOAA para ocorrer antes do esperado, inicialmente previsto para julho de 2025.

"A Internet simplesmente não foi projetada para lidar com esse nível de interferência na comunicação. Portanto, o período de 2024 a 2028 é um momento em que toda a Internet poderia ficar desligada por um período de semanas a meses no caso de uma tempestade solar realmente extrema", disse Peter Becker, professor da George Mason University.

O maior evento registrado desse tipo ocorreu em 1859, conhecido como o Evento Carrington. Na época, os telégrafos ao redor do mundo cessaram suas operações. Portanto, os cientistas alertam que é uma questão de tempo até que a Terra seja novamente impactada por uma tempestade solar de tal magnitude.

Consequências da tempestade: Caso uma tempestade solar gigantesca atingisse a Terra, o primeiro alvo seria nossa tecnologia, resultando na imersão global em escuridão e na interrupção completa da internet em todo o planeta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES