Tempo chuvoso vai permanecer até neste domingo

Um fator determinante para a presença de chuvas no estado é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

TEMPO BOM | Teresina permaneceu nublada grande parte da sexta-feira. | Moisés Saba/Reprodução Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de vários dias de sol e calor intenso, os teresinenses voltaram a testemunhar um clima chuvoso na manhã de ontem (10), por conta das chuvas que caíram na madrugada de quinta para sexta. De acordo com as previsões, a tendência é de que o tempo fechado continue predominando até este domingo (12) De acordo com a gerente de hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente,

Sônia Feitosa, as chuvas devem ocorrer principalmente no Centro-Sul do estado.

?Nas cidades da região do semiárido não deve chover com tanta frequência, apenas de forma isolada?, disse a meteorologista. Nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro, os meteorologistas reúnem-se mais uma

vez para avaliar os modelos de previsão e avaliar a movimentação dos sistemas climáticos atuantes na região nordeste. ?Depois desse encontro, poderemos saber se a previsão para os próximos três meses ? de que as chuvas tendem a ficar na média ou abaixo do esperado no Piauí em fevereiro, março e abril ? se confirma ou não. Mas a avaliação, por enquanto, é a mesma?.

Um fator determinante para a presença de chuvas no estado é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que no momento ainda se encontra no hemisfério Norte do planeta, mas que já está em movimento descendente em direção ao Equador. Quanto às últimas chuvas em Teresina, Sônia Feitosa explica que elas ocorreram por influência de vórtices de grandes altitudes, cujas bordas (ou regiões periféricas) costumam causar precipitações.

Até a próxima quinta-feira (16), o serviço de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que a capital terá predominantemente tempo nublado e pancadas de chuva - muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas máximas variam entre 32° e 38º C ao longo da semana, enquanto as mínimas ficam entre 21º e 22º C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES