Tempo quente exige mais ingestão de água

Estima-se que, principalmente em períodos quentes como o B-RO-Bró, perdemos mais litros de água ao transpirar, respirar, urinar e realizar atividades.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com as oscilações na temperaturas beirando quase os 40°C, todo mundo sabe que ingerir água diariamente é necessário para o corpo. Mesmo assim, muita gente não segue à risca a recomendação. Estima-se que, principalmente em períodos quentes como o B-RO-Bró, perdemos mais litros de água ao transpirar, respirar, urinar e realizar atividades. A nutricionista Lilian Lopes reforça que é fundamental repor ainda mais a quantidade de líquido no período de calor.

"A gente não precisa ir atrás de líquidos que contêm eletrólitos [ricos em minerais], o essencial é a água, a água de coco, suco da fruta. É preciso evitar a bebida alcoólica, porque ela tem o efeito de desidratar o corpo por mais que seja líquida e refrescante. O líquido ideal é água mesmo", afirma. 

Crédito: José Alves Filho

Uma dúvida bastante comum é a quantidade recomendada do líquido por dia: um ou dois litros? A especialista esclarece. 

"Hoje já temos uma referência que já passou de 2 para 3 litros de água por dia para pessoas que têm atividades intensas, e vemos uma dificuldade enorme com o consumo, mas você tem que beber água por necessidade", ressalta. 

Segundo Lilian, nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo como a água. A profissional explica que a hidratação corporal é imprescindível para manter o corpo funcionando de forma eficiente, além disso, a ingestão de água acarreta diversos benefícios, entre os quais, promove a manutenção da temperatura corporal e a limpeza do trato urinário. "Outro efeito importante da ingestão de líquido é sobre a função intestinal. Vemos muita gente com dificuldades de ir ao banheiro, não por conta da alimentação, mas por conta da falta da água. A ingestão de água é ainda mais recomendada neste período, você não sobrecarrega o corpo com água", ponderou. 

Apesar do ganho, nem todos têm o hábito de beber água, e muito menos a quantidade recomendada. Caso necessite de atendimento, o recomendável é buscar uma avaliação nutricional clínica em qualquer idade. "É não deixar adoecer para procurar um profissional', finalizou.

Crédito: José Alves Filho

Atitudes que ajudam a hidratar-se saudavelmente.

Consumir frutas com alta quantidade de água:

Nesse momento de altas temperaturas, o ideal é consumir frutas ricas em água, muitas são calóricas e é preciso atenção. "Com calor, o ideal é melancia, abacaxi, laranja, melão, frutas que têm um teor mais de líquido". 

Na tarde, trocar o café pelo chá, suco:

O cafezinho da tarde faz parte da rotina de muitos piauienses, mas por que não consumi-lo menos. "Se a pessoa gosta de cafezinho, ele vai aumentar a temperatura do seu corpo momentaneamente, não é nada que vá sobrecarregar seu corpo, contanto que você continue a ingerir líquido em intervalos, o ruim é excesso, há opção do café descafeinado". 

Aumentar o consumo de salada:

Alimentos leves, como salada e carnes magras, ajudam o organismo evitando tonturas a vômitos. "Contra-indico alimentos pesados, o alimento gorduroso é ruim nesse período porque ele demanda do corpo um trabalho maior para a digestão". 

Saborizar a água:

Dá para colocar umas gotas de frutas (limão, laranja) ou com folhas como menta, hortelã e canela para saborizar a água. "No caso da laranja, é mais para saborizar e melhorar a imunidade, no caso do limão é melhor para desintoxicação, visto que as pessoas associam ao emagrecimento e não tem esse efeito'.

Baixar App para lembrar de beber água:

Há aplicativos que ajudam a beber água para iOS e Android. "Recomendo porque as pessoas esquecem de beber água devido a rotina de trabalho e em ambientes de ar-refrigerado, e isso não te dá sede".  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES