Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Tempo quente exige mais ingestão de água

Estima-se que, principalmente em períodos quentes como o B-RO-Bró, perdemos mais litros de água ao transpirar, respirar, urinar e realizar atividades.

Compartilhe
Google Whatsapp

Com as oscilações na temperaturas beirando quase os 40°C, todo mundo sabe que ingerir água diariamente é necessário para o corpo. Mesmo assim, muita gente não segue à risca a recomendação. Estima-se que, principalmente em períodos quentes como o B-RO-Bró, perdemos mais litros de água ao transpirar, respirar, urinar e realizar atividades. A nutricionista Lilian Lopes reforça que é fundamental repor ainda mais a quantidade de líquido no período de calor.

"A gente não precisa ir atrás de líquidos que contêm eletrólitos [ricos em minerais], o essencial é a água, a água de coco, suco da fruta. É preciso evitar a bebida alcoólica, porque ela tem o efeito de desidratar o corpo por mais que seja líquida e refrescante. O líquido ideal é água mesmo", afirma. 

Crédito: José Alves Filho

Uma dúvida bastante comum é a quantidade recomendada do líquido por dia: um ou dois litros? A especialista esclarece. 

"Hoje já temos uma referência que já passou de 2 para 3 litros de água por dia para pessoas que têm atividades intensas, e vemos uma dificuldade enorme com o consumo, mas você tem que beber água por necessidade", ressalta. 

Segundo Lilian, nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo como a água. A profissional explica que a hidratação corporal é imprescindível para manter o corpo funcionando de forma eficiente, além disso, a ingestão de água acarreta diversos benefícios, entre os quais, promove a manutenção da temperatura corporal e a limpeza do trato urinário. "Outro efeito importante da ingestão de líquido é sobre a função intestinal. Vemos muita gente com dificuldades de ir ao banheiro, não por conta da alimentação, mas por conta da falta da água. A ingestão de água é ainda mais recomendada neste período, você não sobrecarrega o corpo com água", ponderou. 

Apesar do ganho, nem todos têm o hábito de beber água, e muito menos a quantidade recomendada. Caso necessite de atendimento, o recomendável é buscar uma avaliação nutricional clínica em qualquer idade. "É não deixar adoecer para procurar um profissional', finalizou.

Crédito: José Alves Filho

Atitudes que ajudam a hidratar-se saudavelmente.

Consumir frutas com alta quantidade de água:

Nesse momento de altas temperaturas, o ideal é consumir frutas ricas em água, muitas são calóricas e é preciso atenção. "Com calor, o ideal é melancia, abacaxi, laranja, melão, frutas que têm um teor mais de líquido". 

Na tarde, trocar o café pelo chá, suco:

O cafezinho da tarde faz parte da rotina de muitos piauienses, mas por que não consumi-lo menos. "Se a pessoa gosta de cafezinho, ele vai aumentar a temperatura do seu corpo momentaneamente, não é nada que vá sobrecarregar seu corpo, contanto que você continue a ingerir líquido em intervalos, o ruim é excesso, há opção do café descafeinado". 

Aumentar o consumo de salada:

Alimentos leves, como salada e carnes magras, ajudam o organismo evitando tonturas a vômitos. "Contra-indico alimentos pesados, o alimento gorduroso é ruim nesse período porque ele demanda do corpo um trabalho maior para a digestão". 

Saborizar a água:

Dá para colocar umas gotas de frutas (limão, laranja) ou com folhas como menta, hortelã e canela para saborizar a água. "No caso da laranja, é mais para saborizar e melhorar a imunidade, no caso do limão é melhor para desintoxicação, visto que as pessoas associam ao emagrecimento e não tem esse efeito'.

Baixar App para lembrar de beber água:

Há aplicativos que ajudam a beber água para iOS e Android. "Recomendo porque as pessoas esquecem de beber água devido a rotina de trabalho e em ambientes de ar-refrigerado, e isso não te dá sede".  


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto