Chuva alaga e faz aeroporto de Brasília operar por instrumentos

Bombeiros registram queda de árvores em Vicente Pires e no Gama. Na EPGU, duas faixas da pista ficaram alagadas perto do zoológico.

Carros atravessam ponto de alagamento próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chuva que atingiu Brasília na manhã desta sexta-feira (27) provocou alagamentos em várias regiões do Distrito Federal e transtornos no trânsito nas principais vias de acesso ao Plano Piloto. O aeroporto de Brasília passou a operar por instrumentos às 6h25, por causa das condições de visibilidade. Apesar disso, às 9h15 havia apenas dois voos atrasados.

Na EPGU, que liga o Guará ao aeroporto, duas das três faixas da via ficaram alagadas, prejudicando o trânsito próximo ao zoológico, no sentido Plano Piloto. Na Asa Norte, várias tesourinhas ficaram alagadas, interrompendo o trânsito.

O Corpo de Bombeiros recebeu vários chamados por quedas de árvores em ruas. Há um caso registrado em Vicente Pires, na Rua 3, e em três locais do Gama (no Setor Central, ao lado do estádio, na Avenida Contorno e na Avenida dos Pioneiros, no Setor Sul.

No Plano Piloto, vários pontos de alagamento foram registrados nas vias que circundam o estádio Nacional Mané Garrincha e no Setor Bancário Sul.

A leitora Patrícia Corado enviou pelo VC no G1 o registro de uma árvore que caiu sobre uma casa no Gama. A árvore destruiu o muro da residência. Segundo Patrícia, os moradores já haviam saído para o trabalho. Ninguém ficou ferido.

O leitor Rosivaldo Pontes de Souza registrou em vídeo a enxurrada na Rua 10 de Vicente Pires. A região é uma das mais afetadas toda vez que chove forte. Várias ruas ficam alagadas e com enxurrada, que provoca o surgimento de buracos.

Área de instabilidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que em duas horas choveu mais do que o previsto para um período de 24 horas, segundo a medição da estação automática do órgão.

O acumulado das 8h às 9h foi de 46 milímetros de chuva ? quantidade de água que atinge cada metro quadrado de solo. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, uma chuva é considerada forte quando atinge de 26 milímetros a 32 milímetros em um período de 24 horas.

Melo disse que o temporal que atinge o Distrito Federal se deve a uma grande área de instabilidade formada no noroeste de Minas Gerais e que afeta o Distrito Federal e parte de Goiás.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES