Temporal arrasta avião, fecha aeroporto e deixa destruição em Buenos Aires; vídeo!

O site da administradora Aeropuertos Argentina 2000 indica que quase todos os aviões que chegariam ali a partir das 4h foram cancelados

Temporal arrasta avião, fecha aeroporto e deixa destruição em Buenos Aires | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada deste domingo (17), uma tempestade com ventos intensos causou estragos significativos em Buenos Aires, fechando o aeroporto e resultando em uma série de incidentes. Entre 2h e 4h, a força dos ventos arrastou aviões no Aeroparque, afetando as operações da Aerolíneas Argentinas, enquanto vídeos viralizaram nas redes sociais, mostrando cenas impactantes do caos no aeroporto.

Além disso, a capital argentina e a região metropolitana foram atingidas, deixando um rastro de destruição. Uma festa no hipódromo resultou em pelo menos 15 pessoas feridas devido à queda de uma estrutura. No sábado (16), ventos de 150 km por hora já haviam causado estragos em Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires, onde um clube teve o teto desabado durante um evento esportivo, resultando em 13 mortes e vários feridos. A cidade também enfrentou a queda de árvores e ficou parcialmente sem luz. As imagens compartilhadas nas redes sociais revelam a intensidade da tempestade e os danos causados nos diferentes locais afetados. 

O site da administradora Aeropuertos Argentina 2000 indica que quase todos os aviões que chegariam ali a partir das 4h foram cancelados ou deslocados para Ezeiza, a cerca de 40 minutos da capital, que seguiu operando, mas também teve voos atrasados, cancelados e desviados. Segundo a empresa, a pista do Aeroparque foi reaberta por volta das 9h30, após a retirada dos destroços de telhados arrancados pelo vento, que ultrapassou os 100 km por hora. A assessoria de imprensa informou que houve danos em vários setores.

"A pista está operando, mas até agora [9h40] não chegou nem partiu nenhum voo. As operações serão normalizadas ao longo das horas, de acordo com as reprogramações feitas por cada companhia aérea", afirmou.

Outras imagens da tempestade também mostram prédios altos se movendo pelo vento, dezenas de árvores caídas, marquises e placas derrubadas, assim como diversos cortes de eletricidade, em toda a Grande Buenos Aires. Durante a noite deste sábado, antes dos estragos na capital, o governo de Javier Milei prestou condolências aos familiares das vítimas em Bahía Blanca, disse que estava monitorando "a delicada situação causada pela tormenta na província" e recomendou que a população ficasse em casa de madrugada.

"As rajadas de vento ultrapassaram os 150 km/h em Bahía Blanca, e há um alerta laranja em diferentes áreas da província de Buenos Aires. Neste momento, o gabinete nacional está trabalhando em conjunto com as autoridades provinciais e municipais na assistência às vítimas e no controle dos danos", escreveu a Casa Rosada em nota nas redes sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES