Temporal provoca alagamentos e diversas cidades de São Paulo ficam embaixo d’água

A chuva intensa também resultou em uma significativa atividade elétrica na região, com mais de 3.107 raios contabilizados na Grande São Paulo.

Temporal provoca alagamentos e diversas cidades de São Paulo ficam embaixo d’água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (14), ao menos três cidades da Grande São Paulo enfrentam sérias inundações devido ao temporal que assolou a região na noite de terça-feira (13). Itapevi, Cotia, Jandira e Carapicuíba foram atingidas, com bairros inteiros submersos e ruas completamente impraticáveis.

Em nota, a Prefeitura de Itapevi informou que vem trabalhando nos últimos sete anos para resolver os problemas crônicos de enchentes na cidade, com investimento superior a R$ 200 milhões. Entre as medidas adotadas estão a canalização dos córregos do Paim e Vale do Sol, além da construção de três piscinões na cidade: Sapiantã, Vitápolis e Suburbano. O município registrou um volume de chuvas significativo, chegando a 80 milímetros em São Roque, resultando na cheia do córrego São João. Felizmente, não há registro de vítimas, e equipes de apoio foram mobilizadas para prestar assistência.

A Prefeitura de Carapicuíba relatou a ocorrência de pontos de alagamento próximo ao Rio Cotia. A Secretaria de Obras e Defesa Civil já está nas ruas realizando os trabalhos necessários. Destaca-se que a precipitação pluviométrica ultrapassou os 100 milímetros, um volume muito acima do normal.

O portal g1 buscou contato com as prefeituras das demais cidades afetadas e aguarda retorno.

Na capital, o temporal causou a queda do muro do Cemitério do Araçá, na região do Pacaembu, Zona Oeste. Moradores relataram que o desabamento ocorreu durante a madrugada, interditando a via Monsenhor Alberto Pequeno para o tráfego de veículos. Esta não é a primeira vez que o muro desaba, sendo este o quarto incidente registrado. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou uma precipitação de pelo menos 91 milímetros nas últimas 12 horas na capital paulista.

A chuva intensa também resultou em uma significativa atividade elétrica na região, com mais de 3.107 raios contabilizados na Grande São Paulo. Apenas na cidade de São Paulo, foram registrados 957 raios durante a tempestade.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recomenda algumas medidas de segurança durante tempestades elétricas, como buscar abrigo em locais seguros ao ar livre, evitar permanecer na água em praias ou piscinas, e desligar equipamentos elétricos em casa. É importante evitar áreas próximas a janelas e portas metálicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES