Terceiro grupo de repatriados vindos da Faixa de Gaza chega ao Brasil

O grupo era composto por cinco homens, 11 mulheres e 14 crianças, a maioria palestinos residentes em Gaza

Terceiro grupo de repatriados vindos da Faixa de Gaza chega ao Brasil | Foto: GOV BR/FAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (23), às 6h53, chegou a Brasília o terceiro grupo de brasileiros e seus familiares que estavam na Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A chegada ocorreu no avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu do Cairo, capital do Egito, na tarde de sexta-feira (22), em um voo com duração de 13 horas e 56 minutos.

A Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Defesa e da FAB, repatriou um total de 30 pessoas neste voo. O grupo era composto por cinco homens, 11 mulheres e 14 crianças, a maioria palestinos residentes em Gaza.

Inicialmente, 32 pessoas estavam na lista do MRE para embarcar com destino ao Brasil, porém, um dos passageiros desistiu da viagem e um homem idoso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) antes do embarque e foi encaminhado a um hospital egípcio.

Ao desembarcarem, os 30 repatriados foram acolhidos por servidores dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para atendimento médico e psicológico, conferência de documentação de migração, aplicação de vacinas, se necessárias, e cadastramento para recebimento de assistência social. Funcionários da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) também recepcionaram os repatriados. 

O governo federal informou que alguns dos repatriados que chegaram a Brasília partirão em novos voos, ainda neste sábado, sendo que quatro repatriados seguirão para Rio de Janeiro, 23 a São Paulo, em voos da FAB. E os três restantes viajarão a Vitória (ES), em voo comercial, com passagens adquiridas pelo Ministério da Justiça.  O objetivo é que esses passageiros passem o Natal nestes destinos. Alguns deles têm parentes residentes no Brasil ou que vieram em voos anteriores da Operação brasileira. Desde o início do conflito, são 1.555 passageiros e 53 pets resgatados em 13 voos que já regressaram ao Brasil, vindos tanto de Israel como da Faixa de Gaza.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES