<u>Teresina : 156 Anos</u> “Cidade saneada, cidade verticalizada”

Teresina é uma cidade com melhor estrutura de saneamento básico, aponta Agespisa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das grandes transforma?es sofridas pela cidade de Teresina nos ?ltimos 20 anos foi a verticaliza??o da cidade, atrav?s do aparecimento de pr?dios de apartamento e empreendimentos comerciais. Mas para que estas mudan?as acontecessem foi necess?ria uma mudan?a tamb?m estrutural da cidade, com nova urbaniza??o e melhores condi?es de saneamento.

Hoje, Teresina, al?m de se revelar uma cidade mais moderna, din?mica e bonita, tamb?m ? uma cidade com melhor estrutura de saneamento, o que permitir? uma expans?o ainda maior no futuro. At? os anos 90 Teresina dispunha de pouco esgotamento sanit?rio, com cobertura em torno de 5 a 6% da cidade. No in?cio dos anos 70 veio a primeira expans?o

da rede de saneamento b?sico, abrangendo toda a regi?o do centro da cidade.

"Por isso esta regi?o foi a primeira a se verticalizar, com um sistema de esgotamento sanit?rio adequado foi permitida a constru??o de pr?dios na regi?o", explica Merlong Solano, presidente da Agespisa.

A segunda expans?o aconteceu no final dos anos 90, quando foi implantado o sistema da zona Leste. "Neste per?odo conseguimos levar o servi?o de esgotamento para outra ?rea da cidade, permitindo uma melhoria de qualidade de vida da popula??o e uma nova fase de expans?o da cidade. Antes, a cidade que s? tinha esgotamento sanit?rio no centro, tamb?m ganhou o sistema na zona Leste de Teresina", afirma.

Atualmente o sistema de esgotamento sanit?rio de Teresina abarca cerca de 17% da cidade. S?o tr?s esta?es de tratamento de esgoto, dois dos quais lan?ando seus afluentes no Rio Poti e um no Rio Parna?ba, que ? o que atende a todo o centro da cidade.

"O processo de urbaniza??o depende fortemente do esgotamento sanit?rio. A verticaliza??o, por exemplo, no centro, foi permitida devido ao sistema de esgotamento sanit?rio desde os anos 70. Nos ?ltimos 15, 20 anos tamb?m ocorreu a verticaliza??o na zona Leste, porque essa regi?o foi dotada de esgotamento sanit?rio. De modo que isso ? essencial para o processo de urbaniza??o", ressalta Merlong Solano.

Rede de esgotos ser? ampliada em Teresina

Para o presidente da Agespisa, a grande expans?o da cidade vai ocorrer agora. Ele explica que j? existe uma meta para at? 2010 alcan?ar 52% de cobertura em esgotamento sanit?rio da cidade, se conseguir aplicar toda a verba que o governo federal disponibilizou atrav?s do Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC). "S?o cerca de 104 mi-lh?es de reais que v?o permitir saltar dos 17% para 52% de cobertura",diz Merlong Solano.

A expans?o est? prevista para come?ar na regi?o do centro em dire??o ? zona Sul da cidade, atingindo bairros como Vermelha, S?o Pedro, Reden??o, Saci, e outros. "Nosso objetivo ? que todos os bairros que ficam localizados acima da esta??o de tratamento do Rio Parna?ba estejam dotados com esgotamento sanit?rio para que assim seja reduzido o n?vel de polui??o no rio", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES