Teresina continua imunizando população contra a gripe

As sobras das vacinas estão nas Unidades de Saúde e hospitais

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo após o encerramento da campanha, as salas de vacina da Prefeitura de Teresina ainda têm disponíveis doses da vacina contra a gripe. A campanha encerrou no último dia 19 de junho, e superou a meta de 80% do público-alvo imunizado.

A capital recebeu um total de 175.350 doses para a campanha, das quais 131.280 foram aplicadas até o momento. É esta sobra que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais, sendo que agora a imunização está aberta para o público em geral. “No entanto, como se trata do que restou da campanha, pode ser que nem todas as salas tenham a vacina”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Nestes casos, o ideal é pedir mais informações na Diretoria Regional de Saúde de cada área.

A diretora faz um apelo às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que não se vacinaram durante a época de campanha, em especial as gestantes, grupo que não atingiu a meta. “Durante a gravidez, ocorre uma depressão do sistema imunológico que torna a mulher mais suscetível a doenças, além de sofrerem uma dificuldade de expansão pulmonar devido ao crescimento da barriga”, explica Amariles Borba. A vacinação da mãe também garante a proteção do bebê, uma vez que há a transferência de anticorpos maternos para o feto por meio da placenta.

 A meta de Teresina era imunizar 80% de um total de 150.989 pessoas, entre idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

 "Conseguimos até o momento uma cobertura vacinal de 86,95%, ou seja, ultrapassamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A população atendeu ao chamado da Fundação Municipal de Saúde para a imunização. Agora estamos vacinando também aquelas pessoas que não são do grupo prioritário, mas que reconhecem a importância da vacina. Continuaremos com a vacinação até acabarem os estoques de doses", destacou o presidente da FMS, Luciano Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES