Teresina é a capital do país com menos pessoas com excesso de peso

Teresina é a capital do país com menos pessoas com excesso de peso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

TERESINA É A CAPITAL BRASILEIRA COM MENOS PESSOAS COM EXCESSO DE PESO DO PAÍS

Excesso de peso se manteve estável nos últimos anos (43,3% dos brasileiros), mas a obesidade aumentou nos brasileiros, especialmente nas mulheres. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que hoje 13% dos adultos são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) do que entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a primeira edição do sistema Vigitel, 11,4% dos brasileiros eram obesos. No ano seguinte, esse índice subiu para 12,9%.

Das 27 cidades pesquisadas, Porto Alegre é a que apresenta maior frequencia de excesso de peso em adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do peso. A capital gaúcha também lidera o ranking quando o assunto é obesidade ? 15,9% dos adultos estão com IMC acima de 30 kg/m².

Já Teresina é a cidade em que há menor quantidade de pessoas acima do peso (36,6%), embora o menor número de obesos esteja em São Luís (MA), onde 9,5% são obesos.

38,7% dos homens de Teresina estão com excesso de peso e 34,6% das mulheres estão na mesma situação.

Entre os teresinenses, 10,7% são obesos; 12,2% dos homens estão nessa sitiuação, a mesma de 9,3% das mulheres.

A relação entre escolaridade e obesidade também foi pesquisada pelo Vigitel. O resultado mostra que, no estrato de menor escolaridade, 18% das mulheres são obesas. No de maior escolaridade, são apenas 8,5%. Essa relação é diferente quando se trata dos homens: o índice de obesidade é praticamente o mesmo em todos os níveis de escolaridade ? de 12% a 13%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES