Teresina ganha colorido especial com floração dos Ipês

A maioria das árvores foram plantadas Prefeitura de Teresina

O espetáculo de cores dos ipês os tornam soberanos nas paisagens de Teresina. Essa importante árvore da flora brasileira, que encanta a todos, iniciou sua floração no mês de julho e segue distribuindo beleza até novembro.

A maioria dos Ipês das avenidas, praças, parques e áreas verdes da capital, que hoje estão florindo, foram plantados pela Prefeitura de Teresina. Anualmente, são produzidas em torno de 15 mil mudas de ipês amarelo, roxo, rosa e branco nos Viveiros Municipais, segundo Clóvis Júnior, coordenador de Arborização da capital. 

Ele ressalta que a população procura bastante os Ipês por ser uma espécie nativa, resistente e uma das árvores mais bonita do Brasil.

“Além disso, ela faz parte do Bioma de Teresina e também tem todos os benefícios com relação ao clima, combate a poluição do ar e sonora. E nesse período do ano temos um colorido especial das nossas paisagens, quase uma pintura, em seus vários tons de cores. Uma obra de arte da natureza”, observa Clóvis.     

Florada de Ipês em Teresina (Crédito: Renato Bezerra)
Florada de Ipês em Teresina (Crédito: Renato Bezerra)

Os Ipês são árvores resistentes e bastante adaptáveis a climas como o de Teresina. Costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o Ipê Amarelo pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado. A árvore costuma perder todas as suas folhas durante o inverno e ficar repleto de flores no início da primavera.

A distribuição de mudas de Ipês faz parte do Projeto Teresina Mais Verde, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina desde 2013, com o  objetivo de aumentar a arborização na cidade. Com os serviços de arborização e rearborização de avenidas, ruas e praças da capital, o projeto já inseriu 383.208 mudas na capital, tornando os espaços mais agradáveis para a população. E a meta é chegar a 800.000 mudas inseridas até 2020.

Florada de Ipês em Teresina (Crédito: Reprodução)
Florada de Ipês em Teresina (Crédito: Alcide Filho)

O serviço de plantio e replantio de árvores na cidade é feito pela Coordenação de Arborização, que atua em parceria com o apoio das Superintendências de Desenvolvimento Urbano. Mas a população também tem à sua disposição viveiros de mudas da Prefeitura de Teresina, que disponibilizam mudas de plantas nativas e frutíferas.

São três os Viveiros Municipais: um na Avenida Raul Lopes, zona Leste; um na Avenida Duque de Caxias, no bairro Mocambinho, zona Norte, e o terceiro no Km 7, BR 316, na zona Sul e ainda um quarto posto de distribuição, na Gerência de Serviços Urbanos Sul (GSU-SUL). Cada Viveiro possui uma variedade de 50 espécies de plantas.

Florada de Ipês em Teresina (Crédito: Reprodução)
Florada de Ipês em Teresina (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte