THE lidera casos de violência sexual contra mulher; veja!

Entre os tipos mais comuns estão a violência doméstica, o assédio sexual e atos obscenos

A violência contra a mulher começa primeiramente no próprio lar, diz Magno Pires | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violência contra a mulher é crescente no estado do Piauí, é o que afirma a pesquisa feita pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) no período de dezembro de 2013 a março de 2014.

Entre os tipos mais comuns estão a violência doméstica, o assédio sexual e atos obscenos. De acordo com o levantamento, Teresina lidera com 67,8% dos casos, equivalente a 1959 registros; Altos assume 4,3%; Campo Maior 2,6%; José de Freitas, 2,4% e União 2,2%.

A pesquisa teve como base registros feitos a órgãos como Secretaria de Segurança, Secretaria de Justiça, Delegacia da Mulher, Assembleia Legislativa, entre outros.

O presidente da Fundação, Magno Pires, aponta que as ocorrências são maiores dentro do próprio lar. ?A violência contra a mulher aumentou, ou seja, o homem continua sendo o algoz da mulher, que são as pessoas mais próximas como o marido, o ex-companheiro, amigos, vizinhos, irmãos, cunhados, normalmente a violência acontece em casa.?

Por outro lado, apesar do crescimento da violência, a mulher tem lutado para combater a discriminação, o preconceito e a submissão. A comprovação está no resultado da pesquisa que aponta que as mulheres estão à frente dos homens no quesito educação de nível superior, com crescimento de 78%, em cinco anos; houve avanços também no empreendedorismo na criação de 33 mil negócios gerenciados por mulheres entre 2002 e 2012; as carteiras assinadas passaram de 13 mil para 28 mil no mesmo período.

?Jamais se compreendeu que por ser doméstica a mulher tem apenas que cuidar dos filhos, da casa e do marido. ?Esta concepção está sendo extinta e a mulher está avançando fantasticamente no trabalho e na vida social em relação ao homem, e acho até que ela vai tomar o lugar do homem.?, conclui Magno Pires.

VEJA A REPORTAGEM COM EUGÊNIA REIS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES