Teresina ocupou o 5º lugar do maior volume de chuvas no Brasil

De acordo com os dados, choveu 70,6mm na capital durante três horas.

chuva | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A intensa e demorada chuva que atingiu Teresina durante a madrugada desta segunda-feira, 15 de fevereiro, fez a capital do Piauí ocupar o 5º lugar no ranking dos maiores volumes de chuva registrados no Brasil nas últimas horas, segundo o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com os dados, choveu 70,6mm na capital durante três horas. Segundo o climatologista Werton Costa, a aproximação da zona de convergência intertropical do litoral do Nordeste garantiu para a cidade de Teresina e algumas cidades do norte piauiense volumes expressivos de chuva. 

“Segundo as estações pluviométricas a capital em diferentes postos pluviométricos mapeou chuvas entre 74mm a 32mm. 74mm na região leste, um volume muito expressivo, a maior chuva do ano e 32mm na região sudeste. O centro registrou apenas 5mm e a cidade de Timon oscilou entre 45mm a 47mm de acumulado. Volume expressivo resultante da formação de um núcleo convectivo que permaneceu estacionado sobre a capital por mais de três horas”, afirmou.

RANKING

Santana do Araguaia-PA: 97,6mm
 

Bacabal-MA: 91,4mm
 

Santa Rita do Pardo-MS: 80,4mm
 

Itacoatiara-AM: 73,9mm
 

Teresina-PI: 70,6mm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES