Teresina pode ganhar usina de processamento do lixo

A proposta foi apresentada em mais uma reunião sobre seletividade, acondicionamento, coleta, tratamento e reciclagem de resíduos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Teresina poderá ganhar uma usina de processamento de lixo, gerando empregos e produzindo gás e energia elétrica, além de matéria-prima para a construção civil. A proposta foi apresentada em mais uma reunião sobre seletividade, acondicionamento, coleta, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos de Teresina. A reunião foi aberta pelo prefeito Elmano Férrer e o projeto da usina foi apresentado pelo professor Paulo Oda, da Universidade de São Paulo (USP).

Essa foi a segunda reunião proposta pelo prefeito Elmano Férrer para que a sociedade organizada colabore com a Prefeitura de Teresina na elaboração do Plano Diretor de Resíduos Sólidos e no estabelecimento de novas estratégias para a gestão dos resíduos sólidos. Entre os participantes da reunião estavam o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Dalton Macambira, professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), pesquisadores e representantes da Câmara Municipal de Teresina e de outras instituições governamentais e não-governamentais.

O professor Paulo Oda explicou que trata-se de uma tecnologia japonesa que já está sendo utilizada em vários países. Pela proposta, a Prefeitura de Teresina permitiria a instalação de uma unidade da ?Coll Plasma Gasification? com o compromisso de comprar a energia elétrica produzida pela usina. A energia pode ser revendida para grandes indústrias ou complexos comerciais como shoppings.

Além de todo o lixo já acumulado no aterro sanitário de Teresina, a indústria tem a capacidade de processar até 8.000 toneladas de lixo por dia. O projeto permite que a Prefeitura reduza despesas com o aterro sanitário, gere empregos e ainda obtenha receita com a revenda da energia e impostos. Além de energia e gás natural, a usina de processamento do lixo produz metais e matéria-prima de alta resistência para asfalto e para a construção civil.

O prefeito Elmano Férrer lembrou que Teresina está buscando alternativas para o processamento do lixo. Ele manifestou o interesse do Município em analisar a proposta de instalação da usina por se tratar de um projeto que preserva a saúde pública, melhora e protege a qualidade do meio ambiente e ainda reduz os gastos do Município com o aterro sanitário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES