Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina reabre hoje quatro setores com delivery e 50% da capacidade

Quatro setores reabrem a partir de hoje em Teresina, sendo eles: construção civil, agropecuária, indústria e construção civil

Compartilhe

A tão aguardada abertura gradual das atividades econômicas em Teresina no contexto da pandemia do novo coronavírus vem à tona para os teresinenses. O setor produtivo volta a movimentar as engrenagens nesta segunda-feira (6), na tentativa de impulsionar a economia e rever prejuízos da paralisação. Quatro setores reabrem a partir de hoje, sendo eles: construção civil, agropecuária, indústria e comércio somente o ligado a cadeia da construção civil. Cerca de 11 mil trabalhadores devem retonar ao trabalho na capital.

Leia Mais: Decreto regulamenta primeira fase da retomada da economia em Teresina

Setores produtivo começam a retornar em Teresina - Foto: Arquivo/Jornal MN

Para isso, a Prefeitura Municipal de Teresina estudou protocolos de abertura com as entidades responsáveis com cada setor até a chegada de um denominador comum. Após muitas conversas e mudanças, enfim há um plano de ação até o dia 13 de julho. A partir de então será avaliada a abertura de outros setores em etapas.

Leia Mais: Firmino Filho estima que 11 mil trabalhadores retomam na segunda-feira

No decreto com os protocolos para a flexibilização assinado pelo prefeito Firmino Filho, fica autorizado o funcionamento de 50% dos setores e os comércios atacadistas e varejistas - ligado a construção civil - só funcionarão em serviços delivery e drive thru. 

Os setores como agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria extrativista e de transformação só irão funcionar 50% da capacidade para evitar aglomerações. Pelas regras da prefeitura, esses setores funcionarão quatro dias na semana com carga horária de 6 horas diária. Já a construção civil retorna com as obras com 50 % dos trabalhadores e adotando todas as medidas de higiene e de distanciamento social. 

O funcionamento de escolas tanto da rede privada quanto pública, universidades, bares, restaurantes, lojas de outros segmentos, shoppings e de todos aqueles setores que geram aglomerações ou não citados no decreto continuam com os serviços suspensos em Teresina.

No dia 13 de julho inicia a segunda etapa com abertura da cadeia de automóveis, além das lojas de materiais de construção civil de portas abertas, continuando com os critérios de 50% dos funcionários e um cliente a cada quatro metros quadrados. 

Varejo permanece sem previsão de reabertura

Um dos setores mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, sem dúvidas, é o varejo. Lojas de roupas, eletrodomésticos e de decoração, por exemplo, tiveram que adotar os meios virtuais para manter os negócios em dia, apesar das dificuldades inerentes à situação. No entanto, não há previsão de data ou de critérios para a reabertura desses setores.

Segundo o prefeito Firmino Filho, que vem divulgado informações em suas redes sociais, embora Teresina tenha chegado ao platô, isto é, a estabilização do nível de infecção, é preciso ver como a cidade vai se comportar nos próximos dias com a abertura de setores produtivos.

O prefeito ressaltou que é preciso manter o nível de infecção abaixo de 1 e os leitos de UTI com ocupação abaixo de 70% para pensar na possibilidade de reabertura de setores como o comércio varejista. 

Bares e restaurantes 

Apesar de manter as vendas através de delivery, os restaurantes e bares também foram afetados pela crise da covid-19. No entanto, também não há expectativa para a abertura de atendimento presencial para refeições e bebidas. No novo normal, estes estabelecimentos deverão fortalecer as vendas em aplicativos e plataformas próprias, ou se adequarem ao chamado drive-thru.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar