Teresina reabre hoje quatro setores com delivery e 50% da capacidade

Quatro setores reabrem a partir de hoje em Teresina, sendo eles: construção civil, agropecuária, indústria e construção civil

Atividades comerciais retornam gradualmente em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tão aguardada abertura gradual das atividades econômicas em Teresina no contexto da pandemia do novo coronavírus vem à tona para os teresinenses. O setor produtivo volta a movimentar as engrenagens nesta segunda-feira (6), na tentativa de impulsionar a economia e rever prejuízos da paralisação. Quatro setores reabrem a partir de hoje, sendo eles: construção civil, agropecuária, indústria e comércio somente o ligado a cadeia da construção civil. Cerca de 11 mil trabalhadores devem retonar ao trabalho na capital.

Leia Mais: Decreto regulamenta primeira fase da retomada da economia em Teresina

Setores produtivo começam a retornar em Teresina - Foto: Arquivo/Jornal MN

Para isso, a Prefeitura Municipal de Teresina estudou protocolos de abertura com as entidades responsáveis com cada setor até a chegada de um denominador comum. Após muitas conversas e mudanças, enfim há um plano de ação até o dia 13 de julho. A partir de então será avaliada a abertura de outros setores em etapas.

Leia Mais: Firmino Filho estima que 11 mil trabalhadores retomam na segunda-feira

No decreto com os protocolos para a flexibilização assinado pelo prefeito Firmino Filho, fica autorizado o funcionamento de 50% dos setores e os comércios atacadistas e varejistas - ligado a construção civil - só funcionarão em serviços delivery e drive thru. 

Os setores como agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria extrativista e de transformação só irão funcionar 50% da capacidade para evitar aglomerações. Pelas regras da prefeitura, esses setores funcionarão quatro dias na semana com carga horária de 6 horas diária. Já a construção civil retorna com as obras com 50 % dos trabalhadores e adotando todas as medidas de higiene e de distanciamento social. 

O funcionamento de escolas tanto da rede privada quanto pública, universidades, bares, restaurantes, lojas de outros segmentos, shoppings e de todos aqueles setores que geram aglomerações ou não citados no decreto continuam com os serviços suspensos em Teresina.

No dia 13 de julho inicia a segunda etapa com abertura da cadeia de automóveis, além das lojas de materiais de construção civil de portas abertas, continuando com os critérios de 50% dos funcionários e um cliente a cada quatro metros quadrados. 

Varejo permanece sem previsão de reabertura

Um dos setores mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, sem dúvidas, é o varejo. Lojas de roupas, eletrodomésticos e de decoração, por exemplo, tiveram que adotar os meios virtuais para manter os negócios em dia, apesar das dificuldades inerentes à situação. No entanto, não há previsão de data ou de critérios para a reabertura desses setores.

Segundo o prefeito Firmino Filho, que vem divulgado informações em suas redes sociais, embora Teresina tenha chegado ao platô, isto é, a estabilização do nível de infecção, é preciso ver como a cidade vai se comportar nos próximos dias com a abertura de setores produtivos.

O prefeito ressaltou que é preciso manter o nível de infecção abaixo de 1 e os leitos de UTI com ocupação abaixo de 70% para pensar na possibilidade de reabertura de setores como o comércio varejista. 

Bares e restaurantes 

Apesar de manter as vendas através de delivery, os restaurantes e bares também foram afetados pela crise da covid-19. No entanto, também não há expectativa para a abertura de atendimento presencial para refeições e bebidas. No novo normal, estes estabelecimentos deverão fortalecer as vendas em aplicativos e plataformas próprias, ou se adequarem ao chamado drive-thru.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES