Teresina realiza a VI Conferência Municipal de Saúde

Teresina realiza a VI Conferência Municipal de Saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Municipal de Sa?de (FMS) e do Conselho Municipal de Sa?de (CMS), est? promovendo a VI Confer?ncia Municipal de Sa?de.

O evento teve in?cio ontem, dia 1? de agosto, e prossegue at? amanh?, sexta-feira, no Atlantic City Club, no hor?rio das 8h ?s 18h. A Confer?ncia de Sa?de ? uma etapa municipal da 13? Confer?ncia Nacional de Sa?de, a ser realizada no per?odo de 14 a 18 de novembro deste ano, em Bras?lia.

O tema central da confer?ncia ?: ?Sa?de e Qualidade de Vida: Pol?tica de Estado e Desenvolvimento?. Durante a VI Confer?ncia Municipal de Sa?de ser?o discutidos os eixos tem?ticos:

- Desafios para efetiva??o do direito humano ? sa?de no s?culo XXI: Estado, Sociedade e Padr?es de Desenvolvimento;

- Pol?ticas P?blicas para a sa?de e qualidade de vida: O SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Sa?de; e a

A participa??o da sociedade na efetiva??o do direito humano ? sa?de.

De acordo com o coordenador do Conselho Municipal de Sa?de, Jos? Francis, um dos principais objetivos da Confer?ncia de Sa?de, ? discutir os desafios que podem proporcionar ao cidad?o o efetivo direito ao acesso e a melhoria da qualidade dos servi?os de sa?de, fortalecer o controle social do Sistema ?nico de Sa?de, no debate sobre os padr?es de desenvolvimento com a perspectiva de viabilizar uma melhor qualidade de vida para a popula??o, e o pacto pela sa?de que envolve as tr?s esferas de governo: Munic?pio, Estado e Uni?o.

Segundo ele, as confer?ncias municipais e estaduais s?o oportunidades que a sociedade brasileira tem de discutir as pol?ticas p?blicas para a sa?de, objetivando atender os interesses e as necessidades do setor, nas ?reas de gest?o, presta??o dos servi?os e de atendimento na ?rea da sa?de.

?? tamb?m uma oportunidade que a sociedade tem de assegurar as diversas formas de pensar o Sistema ?nico de Sa?de (SUS), sobretudo nos munic?pios e ampliar esse debate durante as Confer?ncias Estadual e Nacional de Sa?de?, acrescenta Jos? Francis.

A solenidade de abertura ocorrer? as 19h00 do dia 01 e ter? como palestrante o Mestrado em Direito da UnB e Procurador da Rep?blica, Humberto Jacques de Medeiros, que abordar? o tema: Sa?de e Qualidade de Vida: Pol?tica de Estado e Desenvolvimento.

O encerramento da abertura ter? a participa??o do humorista Jo?o Cl?udio.

Na quinta-feira a partir das 8h, o Doutor Carlyle Guerra de Macedo, que foi o primeiro secret?rio de Sa?de do Estado do Piau? e vice-presidente da OPAS (Organiza??o Pan-Americana da Sa?de proferir? palestra que tem como tema: Pol?tica de Sa?de no Brasil).

Ap?s a palestra ser? composta uma Mesa Redonda que ir? discutir o Eixo I: Desafios para a Efetiva??o do Direito Humano ? Sa?de no s?culo XXI: Estado, Sociedade e Padr?es de Desenvolvimento. Participar? dessa mesa, a Doutora Amparo Salmito; Promotora Cl?udia Pessoa Marques da Rocha Seabra e a professora Maria D?alva de Macedo Ferreira.

Na quinta-feira o tema da confer?ncia ser?: A Participa??o da Sociedade na Efetiva??o do Direito Humano ? Sa?de, que ter? como palestrante a Doutora V?nia Gl?ria Alves de Oliveira, membro do Conselho Nacional de Sa?de e diretora da Divis?o de Sa?de do Trabalhador da UFRJ.

? tarde ser? realizada a discuss?o em grupo, em seguida a plen?ria final e logo ap?s, o encerramento com a elei??o dos delegados e suplentes paras a Confer?ncia Estadual de Sa?de do Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES