Teresina recebe doses da vacina contra a hepatite B

A principal forma de transmissão do vírus da Hepatite B é sexual

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu doses da vacina contra a Hepatite B, que estava em falta em todo o país por problemas de fornecimento com o Instituto Butatan, responsável por sua produção.

Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, as Diretorias Regionais de Saúde do município já estão com as doses para iniciar o processo de distribuição nas Unidades Básicas de Saúde da capital. “Esperamos que até quarta-feira (02) todas as 104 salas de vacina do município estejam abastecidas”, afirma.

Todos os recém-nascidos precisam receber uma dose da vacina contra Hepatite B até os dois meses de idade. “Mas devemos deixar claro que a criança também recebe a vacina Pentavalente, que protege contra a Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenza”, afirma Amariles Borba. Segundo o calendário nacional de vacinação, a vacina Pentavalente deve ser tomada aos 2 meses de vida, aos 4 meses e aos 6 meses. Um reforço é indicado dos 12 aos 15 meses.

 A pessoa que toma a vacina contra Hepatite B fica protegida contra uma doença infecciosa sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus VHB. A principal forma de transmissão do vírus da Hepatite B (VHB) é por via sexual desprotegida, mas pode ocorrer também por agulhas contaminadas, canivetes, tesouras e outros objetos cortantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES