Teresina recebe pesquisa de inclusão social da Fiocruz

O tema é: Usuários de Drogas em situação de vulnerabilidade.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino filho recebeu nesta quinta-feira (09) pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) que estão  desenvolvendo em Teresina  o Estudo Exploratório sobre a implementação do Projeto de Inserção Social para Usuários de Drogas em situação de vulnerabilidade no Brasil.

Essa pesquisa está sendo realizada em seis municípios brasileiros e é financiada pela Open Society Foundations. A primeira etapa da pesquisa já foi concluída e os pesquisadores estão iniciando a segunda fase.

O objetivo principal da pesquisa é documentar as etapas iniciais de implementação e desenvolver uma proposta que permita monitorar a plena implementação dos Projetos de Inclusão Social (PIS) nos municípios. Os PIS em questão são financiados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e recebem também o apoio do Projeto Redes, que é fruto de uma parceria entre a Senad e a Fiocruz.

O projeto trabalha quatro eixos com seus beneficiários, sendo eles: moradia, alimentação, formação e trabalho, cultura e lazer, o que garantiu ao município ser escolhido como uma das seis cidades a receber a equipe da Fiocruz.

Segundo a professora e pesquisadora da Fiocruz, a psicóloga Pilar Belmonte, o resultado da pesquisa servirá como instrumento que dará visibilidade ao gestor do trabalho que está sendo realizado, seus resultados, insumos gastos entre outros. "É um instrumento fundamental para a gestão conhecer a eficiência dos seus programas e seus efeitos", disse.

Para o prefeito Firmino Filho, essa pesquisa é importante por mostrar aos municípios os resultados efetivos dos projetos. “Na área de assistência social temos projetos sociais grandes, caros e que às vezes temos dificuldades em mensurar os resultados. Vejo que essa pesquisa tem o relevante papel de mostrar a eficácia dos projetos e dando resultados concretos sobre a mudança da realidade das pessoas atendidas por esses projetos. A Prefeitura de Teresina está totalmente disponível e aberta para colaborar com a execução da pesquisa”, disse o prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES