Teresina registra aumento em 76% nos atendimentos por síndromes gripais

Teresina apresenta aumento nos atendimentos por síndromes gripais e redução nos casos de covid-19

Avalie a matéria:
autortriagem | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina encerrou o ano de 2021 apresentando aumento nos atendimentos por síndrome gripal e redução dos casos confirmados de covid-19. É o que indica a análise da 52ª semana epidemiológica na capital, que compreende o período de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022.

O relatório foi divulgado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE municipal, vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

Teresina tem aumento no número de síndrimes gripais 

Segundo o relatório, entre a 51ª e 52ª semanas, houve um aumento de 76% nos atendimentos de casos de síndromes gripais em Teresina, enquanto a demanda por testes RT-PCR para covid-19 subiu 56%. No entanto, observa-se uma queda na positividade destes testes de 12% para 10%. Neste mesmo período, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram de 54 para 59, mas observou-se uma queda nos óbitos atribuídos à covid-19 - de seis para apenas um.

Walfrido Salmito, coordenador médico do COE, ressalta que esta tendência tem sido observada desde a 50ª semana epidemiológica, que compreendeu os dias 12 a 18 de dezembro de 2021. “Percebe-se um hiato entre os atendimentos por síndrome gripal e casos confirmados de COVID-19, atendimentos por síndrome gripal e hospitalizações por SRAG e na demanda por testes RT-PCR e sua positividade”, analisa Walfrido Salmito, coordenador médico do COE.

Ainda segundo Salmito, é possível que esta diferença seja um reflexo da situação do vírus H3N2 em Teresina, o que resulta em mais casos de síndromes gripais, porém em menos hospitalizações (proporcionalmente).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES