Teresina registra isolamento social de 37,3% nesta sexta-feira (07)

A queda nos percentuais pode ser associada com o início da Etapa 2 da Fase 2 de reabertura da economia.

isolamento social | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O índice de isolamento social na capital piauiense ficou em 37,3% nesta sexta-feira (07). O número segue o padrão observado desde segunda, onde as taxas ficaram todas abaixo de 41%, um contraste com esses mesmos dias na semana passada em que todos marcaram acima desse valor. A queda nos percentuais pode ser associada com o início da Etapa 2 da Fase 2 de reabertura da economia, na última segunda-feira, onde voltaram a funcionar shoppings e centros comerciais. No ranking do isolamento entre as capitais do Brasil, Teresina ficou na 3ª posição nesta sexta (07), atrás de Rio Branco (40,28%) e Porto Velho (37,39%).

Os dados são da startup InLoco, que realiza o georreferenciamento smartphones em cidades de todo o território nacional monitorando a localização dos usuários quando se conectam à internet pelo celular. Ela também disponibiliza dados por regiões da cidade e a zona centro-norte foi que a que apresentou o maior índice de isolamento social, com 38,78%. Em seguida ficou a região leste, com 37,13%, e sul, com 35,9%. Por último, ficou a zona sudeste, com 35,54%.

No que diz respeito aos bairros e localidades que mais respeitaram o isolamento social em Teresina, os mais bem colocados foram Olarias (50,4%), Frei Serafim (46,9%), São João (45,5%), Aeroporto (45,1%), Monte Verde (44,8%) e Parque Jacinta (44,4%). Já os bairros que apresentaram os menores percentuais foram Cristo Rei (26,8%), Santo Antônio (29,35%), Acarape (30,5%), Bom Princípio (31,17%), Comprida (31,65%) e Parque São João (31,9%).

Apesar da queda nos índices de isolamento, dados da 16° pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura no período de 31 de julho a 03 de agosto demonstram que 182.569 pessoas estão com o novo coronavírus na capital, o que representa uma queda de 8% em relação à semana anterior, quando foram registrados 197.963 casos. A quantidade de pessoas com potencial de transmitir a Covid-19 também caiu 15% quando comparada com a sondagem anterior. Agora são 10.551 de pessoas com vírus ativo, quando na semana passada foram registradas 12.454 pessoas infectantes. A taxa de reprodução do vírus, o R-zero, também segue abaixo de 1 e ficou em 0,85.

“Observamos que a quantidade de positivados e infectantes fica cada vez menor, e a capacidade de propagação também tem caído. Mesmo após a abertura das atividades não houve movimento contrário na queda da curva, o que é bastante positivo. Mas não podemos relaxar. Vamos continuar monitorando a situação da cidade por causa da reabertura de muitas atividades esta semana, como por exemplo, os serviços administrativos. Precisamos de bons índices de isolamento social e tomar todos os cuidados para seguirmos nesse caminho de vitória sobre o coronavírus”, disse o prefeito Firmino Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES