Teresina registra queda de homicídios nos últimos cinco anos

De acordo com o Relatório de Criminalidade de 2019 houve uma redução de 45,74% das mortes intencionais em Teresina nos últimos cinco anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o Relatório de Criminalidade de 2019, divulgado na manhã desta segunda-feira (13) pela Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, houve uma redução de 45,74% das mortes violentas intencionais (MVIS)  em Teresina nos últimos cinco  anos, ou seja, 204 vítimas a menos desde 2014.

Efrém Ribeiro

Além disso, a capital do Piauí também registrou, de 2018 para 2019, uma queda de quase 45% dos feminicídios. No entanto,  o interior do estado apresentou um aumento de 35% nos casos. 

De acordo com o relatório, em Teresina, 73% das vítimas foram mortas com o uso da arma de fogo. Essas mortes violentas intencionais agora passam para a taxa de 27 para cada 100 mil habitantes. No ano passado, a taxa era de 37 para cada 100 mil. Os índices são avaliados pelos órgãos nacionais de estatísticas.

Fábio Abreu, Secretário de Segurança do Piauí destaca a situação da capital e do  estado no período de um ano "O Piauí reduziu as MVIS em 19% em relação a 2018. Teresina teve uma redução de 26% ”, falou. Luccy Keiko, Chefe da Polícia Civil no estado enfatiza que essa redução foi uma das maiores nos últimos anos. “Isso mostra que a segurança pública está no caminho certo”,  disse.

Com os dados apresentados aos policiais, será intensificado ao comando um direcionamento preciso para que em 2020, a redução chegue a uma situação de instabilidade. O secretário de segurança explica “Nós estamos nos aproximamos do que é aceitável pelos órgãos internacionais. Os índices do estado passam para 17 para o grupo de 100 mil habitantes. É um número bastante relevante quando se compara com outros estados”, falou. 

De acordo com Abreu, para reduzir ainda mais os índices de criminalidade na capital, a Secretaria de Segurança está gerando uma boa perspectiva em relação a equipamentos e materiais para policiais. “A polícia civil começa na próxima semana seu curso de formação para admissão de mais delegados, agentes e peritos. Vou solicitar ao governador um concurso para Polícia Militar, já que as licitações e adesões já foram feitas e os recursos já estão em conta para aquisição de mais equipamentos”, informou.

Além disso, Fábio Abreu frisa que o valor que é pago ao policial militar que deseja trabalhar na folga vai aumentar.  Nós vamos valorizar com aumento dessa remuneração. No início estava a 65 R$ reais e hoje está a 200 R$ reais para os policiais”, contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES