Teresina tem 5 bairros com risco de deslizamento de terra

Conforme o secretário, na região crítica de Pedro Balzi, na zona Sudeste, pelo menos 300 famílias tiveram suas residências construídas no topo ou nas imediações de morros.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O temporal devastador que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o fim de semana e deixou até agora 47 mortos, incluindo piauienses, acendeu um alerta na capital teresinense, que atravessa o período de chuvas constantes e fortes. Segundo o Mapa de Prevenção de Desastres do Serviço Geológico Nacional (CPRM), Teresina tem atualmente 10 áreas de risco para a ocorrência de desastres naturais.

Conforme o secretário municipal de Defesa Civil, Marcos Rolf, a situação é mais crítica nos bairros Vila da Paz, Parque Rodoviário, Vale do Gavião, Bela Vista e Pedro Balzi, em razão do risco de deslizamento de terra. Nessas áreas, muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade e não têm para onde ir. 

Em Teresina tem 5 bairros com risco de deslizamento de terra (Foto: Reprodução)

“A mudança climática que vem ocorrendo no Brasil afetou também Teresina. Desde o ano passado, monitoramos 56 áreas de risco e temos cinco mais críticas de Teresina, incluindo a região ao Norte, que nos preocupa muito. Entre essas áreas nós temos as mais críticas que é o Pedro Balzi. Lá, as famílias encostaram suas residências em barrancos e pode acontecer naquela região o que aconteceu em São Paulo. Em qualquer sinal, ligue para a Defesa Civil ”, falou.

Conforme o secretário,  na região crítica de Pedro Balzi, na zona Sudeste, pelo menos 300 famílias tiveram suas residências construídas no topo ou nas imediações de morros. O perigo de deslizamento é potencializado com as chuvas.

“No Pedro Balzi, tem uma região em que foi retirado um material para construções. “Ficou um cascalho que, com fortes chuvas, parte de pedras chegam a cair. Isso nos preocupa, saia do local ou comunique a Defesa Civil”, contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES