Teresina tem mais de 13 mil casos confirmados de dengue

Dados são do boletim epidemiológico emitido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta sexta-feira (18)

Aedes aegypti | James Gathany
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os casos confirmados de dengue, arbovirose transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegytpi, ultrapassaram a marca de 13 mil em Teresina, capital do Piauí, em 2022. Os dados são do boletim epidemiológico emitido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta sexta-feira (18).

Ao todo, já são 13.192 casos confirmados de dengue na capital durante o ano. Além disso, são 13.970 casos notificados e 11 óbitos confirmados pela doença na capital. 

Mosquito Aedes aegypti. James Gathany/Wikipédia.

Chikungunya e zika

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é vetor da chikungunya e zika, outras duas arboviroses, assim como a dengue. Teresina registra 2.772 casos notificados de chikungunya, onde 2.377 já foram confirmados, além de seis óbitos. 

No caso do vírus da zika, foram 124 casos notificados e 12 confirmações, sem óbitos registrados. 

Aumento de 45% 

A FMS informa que na Semana Epidemiológica de número 45, dos dias 11 a 17 de novembro, foram notificados cinco novos casos de dengue. Isso representa um aumento de 150% quando comparada às notificações da semana anterior.

Recomendações

A limpeza de terrenos e ruas é fundamental para combater o mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada e limpa. No período das chuvas é necessário observar se as caixas d'água estão tampadas, vasos de plantas, pneus e demais objetos que possam causar o desenvolvimento do vetor da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES