Teresina tem mais de 3 mil ipês em espaços públicos, revela PMT

Ipê dá cor às ruas da cidade nesta época do ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma unanimidade em Teresina é a beleza dos ipês que floram nesta época do ano e enchem de cor as ruas e praças da cidade. A expansão dessa espécie nativa foi fruto de um trabalho de distribuição de mudas e plantio realizado pela Prefeitura, iniciado há mais de 20 anos. Segundo a Coordenação de Arborização do município, mais de 3 mil ipês estão plantados em avenidas e praças, enchendo os olhos de quem transita por esses espaços.

Essa espécie é nativa, assim como o caneleiro, gonçalo-alves, oitis e jucá, que são distribuídos diariamente nos três viveiros de mudas mantidos pela Prefeitura. Também estão disponíveis à população mudas de plantas frutíferas, como manga, caju, ata, goiaba, acerola e carambola.

Cada pessoa pode levar para casa até 10 mudas. Basta ir até um dos viveiros e fazer um pequeno cadastro. A Coordenação de Arborização também disponibiliza mudas para entidades e associações de moradores. Para ter acesso, basta enviar ofício solicitando. Além disso, as mudas também são utilizadas na arborização de espaços públicos, em praças, parques e vias.

Juntos, os três viveiros produzem cerca de 15 mil mudas mensalmente. Dessas, uma média de 2 mil são doadas às pessoas que procuram para plantar em casa ou em sítio. No mês passado, 7 mil mudas foram doadas, distribuídas a entidades ou plantadas pela própria Prefeitura.

“Quem tiver interesse, pode procurar qualquer um dos viveiros e pegar até 10 mudas. Nós destinamos muitas delas também para entidades e associações de moradores. E fazemos um trabalho também de arborização da cidade usando essas mudas. Os viveiros estão abertos ao público de segunda a sexta, das 7h30 às 13h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30”, afirma Clóvis Freitas Júnior, coordenador de Arborização.

Durante os meses do B-R-O-Bró, a quantidade de mudas disponibilizadas sofre uma queda. Clóvis Freitas Júnior explica que o período de estiagem dificulta a produção. Porém, em dezembro, essa produção será normalizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES