Teresina tem mais de 6 mil casos de dengue notificados este ano

O bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina, foi o que mais registrou casos de dengue.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até agosto deste ano, Teresina já notificou um total de 6.543 casos de dengue, um aumento de quase 7% em relação ao mesmo período de 2011. O número de casos confirmados em 2012 pela Fundação Municipal de Saúde ? FMS- chegam a 5.353.

O bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina, foi o que mais registrou casos de dengue, um total de 513. E é na zona Norte da capital que estão o segundo e terceiro lugares com maior número da doença. O bairro Santa Maria da Codipi registrou 470 casos, já o Mocambinho notificou 306.

A FMS informou que as ações contra a doença, a partir de agora, serão potencializadas, pois a Gerência de Zoonoses (Gezoon) recebeu 24 novos carros para auxiliar no embate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o presidente da FMS, João Rodrigues Filho, as ações do combate ao mosquito passam, não só pela ação das entidades públicas, mas também, pelo auxílio da população, que é parceira no controle do mosquito e prevenção da doença. ?A intenção da compra dos veículos é melhorar o combate à Dengue, e devemos agir, prioritariamente, na prevenção do agravo, impedindo que o mosquito se prolifere e continue transmitindo a doença?, disse ele.

A gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, afirma que, apesar das poucas chuvas neste período do ano, é importante que a população continue em alerta e procure ter cuidados com materiais tais como vasos e garrafas.

?A dengue requer cuidados constantes. Não podemos deixar de ter ações de prevenção da doença, principalmente nos bairros onde o abastecimento de água não é realizado de forma regular e a população precisa armazená-la em manilhas e baldes, o cuidado deve ser redobrado, pois se o recipiente não estiver hermeticamente fechado, o mosquito vetor pode se reproduzir facilmente?, alerta Amparo Salmito.

Agentes de saúde recebem tablets para otimizar diagnósticos

A Fundação Municipal de Saúde, FMS, através da Gerência de Informação em Saúde (GERIS) vai implantar um projeto intitulado de Controle Digital da Dengue e Outras Zoonoses (E-Zoonoses). O projeto visa otimizar o trabalho dos agentes e agilizar o tempo de conclusão dos resultados de infestações da dengue e outras endemias.

Com a implantação do projeto, cada agente terá em mãos um tablet com GPS, tecnologia 3G e Wi-Fi. O gerente de informação em saúde da FMS, Marco Antônio Soares, explica que com esse tipo de tecnologia o local onde o agente de saúde está será monitorado, e as informações colocadas por ele no sistema serão armazenadas em tempo real no servidor das zoonoses. Isso tudo vai agilizar bastante o tempo para a FMS ter os resultados necessários das endemias.

Segundo ele, o tempo médio para se obter as informações dos agentes de endemias, colocá-las no servidor e obterem-se conclusões efetivas das endemias é de 75 dias, com a aquisição dos tablets o tempo será diminuído consideravelmente.

?A FMS já adquiriu os tablets, estamos apenas aguardando a chegada deles. Quando houver essa entrega vamos chamar os agentes de endemia para fazer um treinamento no auditório da fundação?, afirmou Marco Antônio Soares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES